20 de julho de 2024
SaúdeÚltimas

O Crer possui um Ambulatório de Aconselhamento Genético que é considerado uma referência em Goiás.

O Crer é responsável pelo Ambulatório de Aconselhamento Genético, que é uma unidade de referência no atendimento às quatro tipos de deficiência em Goiás: física, visual, auditiva e intelectual. A fim de prestar melhor assistência aos pacientes, o ambulatório prestou serviços a 212 famílias entre março de 2022 e fevereiro de 2023. A equipe do ambulatório presta orientação em diagnósticos de síndromes ou doenças genéticas cromossômicas, monogênicas e multifatoriais com componente genético. Desde novembro de 2021, o serviço está disponível para casos que precisam de investigação, com realização de exames e aconselhamento sobre riscos de ocorrência ou recorrência, prognóstico da doença e direcionamento para equipe multiprofissional para escolha de melhores tratamentos.

De acordo com Alex Honda Bernardes, supervisor do serviço, o aconselhamento genético do Crer é um serviço oferecido pelo SUS que proporciona acesso à população em geral. O objetivo é que o paciente e seus familiares compreendam melhor o diagnóstico da condição e possam ter uma perspectiva mais clara do tratamento. Além disso, o Crer também oferece orientações sobre planejamento familiar, ajudando na prevenção e diagnóstico de doenças hereditárias. A unidade, que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), presta assistência a pacientes e familiares em todo o estado. Durante o atendimento, os pacientes recebem acompanhamento com profissionais especializados e são avaliados e testados para serem encaminhados para o tratamento adequado.

Ambulatório de Aconselhamento Genético do Crer é referência em Goiás

Caroline Ferreira dos Santos acompanha sua filha Milena Ferreira de Cantuária, que foi diagnosticada com a rara Síndrome de Verheij, uma doença hipervariável que pode afetar o crescimento, o desenvolvimento psicomotor, as funções renais e cardíacas, entre outras. Caroline relata que o atendimento prestado pelo Crer foi fundamental para melhorar a qualidade de vida da sua filha de 6 anos. “Eu gostaria de agradecer a toda equipe do Crer por nos ajudar a entender melhor a síndrome. Desde que nossa filha começou o acompanhamento aqui, recebemos orientações com clareza e empatia em todas as etapas do tratamento”, declara.

A mãe enfatiza que o serviço de aconselhamento genético ofereceu mais tranquilidade para que ela e o marido, Bruno Santos de Cantuária, pudessem lidar com os desafios que Milena enfrenta diariamente. “Agora temos informações mais precisas sobre a condição da Milena e as possibilidades de tratamento, o que nos ajuda a tomar decisões mais assertivas em relação ao seu cuidado”, acrescenta.

O Crer é uma unidade que está sob a regulação do Complexo Regulador Estadual da SES. Para ter acesso aos serviços, o paciente precisa procurar uma unidade básica de saúde para ser avaliado e encaminhado para o tratamento.