24 de julho de 2024
Notícias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a tempestade que se aproxima de Goiânia será de rajadas de vento atingindo velocidades de até 60 km/h.

A cidade continuará sujeita às tempestades até o final da próxima semana.
Chuvas isoladas acompanhadas de vento e trovoadas podem acontecer (Handerson Pancieri)

Nesta quinta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para Goiânia, destacando a iminência de tempestades. O comunicado ressalta a probabilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas e ventos atingindo até 60 km/h. As tempestades são categorizadas como de intensidade média, com volumes de chuva variando entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia.

O Inmet também alerta para possíveis consequências, como riscos de cortes de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos. As recomendações à população incluem evitar abrigar-se sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

O meteorologista Cleber Souza, do Inmet, explicou que as tempestades recentes resultam da combinação de calor e umidade. Com altos níveis de umidade e temperaturas elevadas, essa conjunção propicia a formação de nuvens responsáveis ​​pelas tempestades. Ele ressalta que esses eventos são comuns na estação da primavera, conhecida como a ‘estação dos temporais’. A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) indica que em Goiânia, a temperatura máxima pode atingir 33ºC, com uma umidade relativa variando entre 45% a 90%.

Tempestade em Goiás