22 de julho de 2024
NegóciosNotíciasÚltimas

A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2023.

Receita amplia data de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023

Segundo a Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 terá um período mais amplo para ser entregue, começando em 15 de março e terminando em 31 de maio. A mudança visa permitir que todos os contribuintes possam utilizar a declaração pré-preenchida desde o início do prazo de entrega. O prazo estendido é uma exceção, já que normalmente o prazo de entrega termina no final de abril.

Uma opção de declaração que possibilita o preenchimento automático de quase todas as informações é o modelo pré-preenchido. Embora tenha sido introduzido em 2014, anteriormente era exigido um certificado digital para utilizá-lo. No entanto, em 2022, contribuintes com contas nos níveis prata e ouro do gov.br também tiveram acesso a esta opção. O Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, destaca que “a maioria das informações fornecidas pela declaração pré-preenchida estará disponível para a Receita Federal no final de fevereiro, o que exige um tempo para consolidar os dados. A pré-preenchida reduz erros e oferece mais conveniência ao contribuinte”.

No dia 27 deste mês, o governo irá divulgar as atualizações nas normas referentes à Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2023).

BASE DE CÁLCULO para 2023