8 de setembro de 2024
NotíciasPolíticaÚltimas

O Governo deu início à recuperação asfáltica em cidades da região Norte, como parte de um programa de melhoria da infraestrutura viária

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em nome do Governo de Goiás, iniciou a segunda fase do programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios, que visa melhorar a infraestrutura viária de cidades do Norte goiano. Com a chegada da estação seca, as obras de recuperação asfáltica foram retomadas em Minaçu e São Miguel do Araguaia. Em São Miguel, serão revitalizadas sete ruas e avenidas, totalizando 35 mil metros quadrados de novo asfalto. Já em Minaçu, os serviços de recuperação serão realizados em dez ruas e avenidas, totalizando 31.088,79 metros quadrados de área beneficiada. O presidente da autarquia, Lucas Vissotto, destacou que essas ações são importantes para o desenvolvimento econômico dos municípios e para a segurança no trânsito. O programa inclui a conservação asfáltica, drenagem e sinalização horizontal das vias urbanas determinadas pelas prefeituras, sem custos para as administrações locais, e com a aplicação de nova camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) ou micro revestimento. Na primeira fase do programa, 154 cidades foram beneficiadas com serviços realizados entre 2021 e 2022.

A concessionária responsável pela administração das BRs-152, 414 e 080, Ecovias do Araguaia, informou que, ao longo desta semana, serão realizadas obras que podem causar bloqueios parciais ou totais das rodovias. As intervenções serão executadas das 6h às 18h e vão incluir recuperação de pavimento, tapa-buracos, obras de terraplanagem, poda de árvores e implantação de sinalização horizontal. A situação pode gerar congestionamentos, principalmente na BR-153, que é uma importante rota de escoamento de produtos agropecuários e terá trechos interditados nas cidades de Porangatu, Campinorte, Itapaci, Anápolis e Jaraguá. O tráfego seguirá no sistema “pare e siga”, com uma pista liberada de cada vez, e em alguns pontos haverá bloqueio total. A recomendação para os motoristas é que trafeguem em baixa velocidade para evitar acidentes.