11 de setembro de 2024
EsporteNotíciasÚltimas

Amauri, Macalé e Matinha: Frente ao Corinthians, diante do Goiás, Prestam tributo aos atletas Estreantes no Campeonato Brasileiro.

Há meio século, em 26 de agosto, o Goiás realizou seu debut no Campeonato Brasileiro, enfrentando o Olaria, resultando em um empate sem gols.

Neste sábado (26), à noite, os jogadores do time principal do Goiás estarão em ação no confronto contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Usarão uniformes com os nomes daqueles que fizeram parte da partida inaugural do clube no Campeonato Brasileiro, ocorrida há cinco décadas.

A formação titular inclui Amauri, Triel, Macaé, Alexandre Neto, Gilson, Matinha, Tuíra, Ulysses, Lucinho, Lincoln e Reis. Eles “entrarão em campo” ao lado dos jogadores atuais para disputar a 21ª rodada da Série A.

Por exemplo, o goleiro Tadeu, que veste a camisa 23, usará o nome Amauri em suas costas, enquanto o zagueiro Lucas Halter assumirá o nome Macalé por um dia.

Em 26 de agosto de 1973, exatamente há meio século, o Goiás teve seu batismo no Campeonato Brasileiro, enfrentando o Olaria e terminando com um empate sem gols – 0 a 0.

Nesse mesmo dia, em 1973, o Goiás entrou no gramado do Estádio Olímpico, localizado em Goiânia, para disputar a sua primeira partida no âmbito do Brasileirão. A escalação que se apresentou contra o Olaria foi composta por: Amauri; Triel, Macalé, Alexandre Neto e Gilson; Matinha, Tuíra e Ulisses; Lucinho, Lincoln e Reis (Helinho). O time era comandado pelo técnico Paulo Gonçalves.

A designação “Campeonato Brasileiro” surgiu em 1971, marcando o início de um novo formato de competição nacional. O Goiás ostenta o orgulho de ter sido o pioneiro entre os times de futebol de Goiás a participar desse torneio nacional seguindo essa estrutura. Antes disso, os clubes goianos, incluindo o próprio Goiás, competiram na Taça Brasil, torneio que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) equiparou ao Campeonato Brasileiro em 2010.