24 de julho de 2024
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A Equatorial, empresa responsável pela prestação de serviços, foi penalizada com uma multa de R$ 10 milhões devido à má qualidade dos serviços.

A Equatorial, empresa encarregada do fornecimento e distribuição de energia elétrica em Goiás, recebeu uma multa superior a R$ 10 milhões devido à má qualidade dos serviços prestados em Jaraguá, região central do estado. O Procon local aplicou a penalidade, alegando não apenas a baixa qualidade dos serviços, mas também a falta de resposta por parte da empresa na resolução dos problemas na rede elétrica da cidade.

Após receber a notificação da multa, a Equatorial emitiu um comunicado informando que tomará as medidas legais necessárias para lidar com a situação. (Confira a nota completa ao final da matéria).

De acordo com a diretora do Procon de Jaraguá, Charlene Ramos, a aplicação da multa ocorreu após uma série de reuniões com representantes da empresa distribuidora de energia, nas quais foram discutidos os problemas recorrentes enfrentados pela população, como a frequente queda de energia elétrica na cidade.

Charlene também destacou que o número de telefone 0800 da Equatorial, destinado ao atendimento ao público, não está em pleno funcionamento, e até mesmo os membros do Procon enfrentam dificuldades para contatar a empresa através de um telefone específico para o órgão.

“Era um canal direto no qual não estamos conseguindo facilmente fazer acordos e cumprir prazos”, afirmou a diretora. Ela acrescentou que a Equatorial iniciou um processo de melhorias na rede de Jaraguá em março deste ano, mas até o momento não foi concluído.

A diretora ressaltou que o objetivo do Procon não era aplicar a multa, mas sim buscar a melhoria do serviço. Ela justificou o valor elevado da penalidade devido a uma portaria do Procon Goiás que estabelece que multas em casos de danos coletivos sejam sete vezes maiores.

O que diz a Equatorial Energia

Equatorial Goiás informa sobre os canais de atendimento

Em nota, a Equatorial Energia declarou o que segue:

“A Equatorial Goiás informa que foi notificada sobre a multa aplicada pelo Procon de Jaraguá e adotará as medidas processuais cabíveis. A companhia ressalta que as reclamações sobre fornecimento de energia elétrica no Procon Goiás diminuíram cerca de 50% de janeiro a abril deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Já na Agência Goiana de Regulação (AGR) a queda no número de reclamações foi de 28,6% também neste primeiro quadrimestre.A distribuidora destaca que dispõe de um canal de atendimento exclusivo aos Procons, que conta com equipe especializada para prestar os devidos esclarecimentos a todas as solicitações registrada junto ao órgão. A empresa reafirma que está comprometida em atender todos os casos com o máximo de transparência e rapidez.”