Operação resultou na autuação de 3.900 toneladas de grãos, nas rodovias estaduais
Foram abordados mais de 7 mil caminhões de carga e quase 300 deles (3%) tinham alguma irregularidade
Em um período de 15 dias de trabalho, a Operação Safrinha de Milho, idealizada pela Receita Estadual para combater a evasão fiscal no transporte de grãos em Goiás, teve êxito em autuar 3 mil toneladas de milho e 900 toneladas de soja.
Durante a operação, mais de 7 mil caminhões de carga foram abordados, sendo que cerca de 300 deles (3%) apresentaram alguma irregularidade. O valor total do crédito tributário relacionado a essa operação é de aproximadamente R$ 3 milhões, de acordo com Montaigne Mariano de Brito, gerente de Arrecadação e Fiscalização.
A fiscalização se concentrou em impedir o transporte de grãos sem a devida documentação fiscal ou com notas que apresentavam valores e quantidades menores do que a carga real das carretas. Além disso, foram encontradas notas com inconsistências ou de origem duvidosa.
As atividades ocorreram nas principais regiões produtoras de Goiás, incluindo Jataí, Rio Verde, Itumbiara, Morrinhos, Formosa, Luziânia, Catalão e Porangatu. Para a execução da operação, uma equipe composta por 46 auditores fiscais, 35 servidores de apoio à fiscalização e 42 militares do Batalhão Fazendário da Polícia Militar foi mobilizada.
Gustavo Henrique Reis, coordenador do agronegócio da Economia, ressalta que a fiscalização é intensa e ocorre de forma estratégica, seguindo o fluxo da safra. Na semana passada, por exemplo, metade dos caminhões abordados transportava um total de 1.300 toneladas de grãos. O trabalho de fiscalização continuará até o final deste mês nas rodovias goianas e federais que atravessam o Estado.