Licitação do Trecho I do BRT Norte-Sul é Adiada Indefinidamente pela Prefeitura
Nova gestão municipal suspende abertura das propostas para construção entre os terminais Isidória e Cruzeiro do Sul, citando necessidade de reavaliação de contratos e contenção de despesas.

A Prefeitura de Goiânia anunciou a suspensão, sem nova data definida, da licitação destinada ao Trecho I do corredor BRT Norte-Sul, que interligaria os terminais Isidória, em Goiânia, e Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. A abertura das propostas estava prevista para 13 de janeiro de 2025, mas foi adiada em cumprimento ao Decreto nº 30/2025, que estabelece a reavaliação de contratos e licitações em curso.
Segundo a administração municipal, a medida visa garantir eficiência nos gastos públicos e reavaliar a viabilidade técnica e financeira do projeto, orçado atualmente em R$ 90,8 milhões, sendo cerca de R$ 70 milhões provenientes do Orçamento Geral da União (OGU).
Histórico de atrasos e desafios no projeto
As obras do Trecho I enfrentam um histórico de paralisações e revisões. Iniciadas em 2015, foram interrompidas em 2016 e retomadas apenas parcialmente em 2018, após um acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Na época, o projeto foi dividido em dois trechos: o Trecho II, entregue em setembro de 2024, e o Trecho I, que segue sem conclusão.
Em dezembro de 2021, os serviços no Trecho I foram novamente suspensos, com apenas 8% das obras concluídas. Desde então, as discussões entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal sobre o formato do projeto — se deveria ser considerado uma obra rodoviária ou urbana — atrasaram ainda mais os processos.
A autorização para retomada do projeto foi concedida em 2024, mas o valor atualizado subiu de R$ 67,6 milhões para R$ 90,8 milhões, devido a correções de custos e ajustes no escopo da obra.
Principais mudanças no projeto
Entre as modificações propostas no edital mais recente está a exclusão do Terminal Correios, planejado inicialmente para o Setor Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, devido à falta de acordo sobre a área. Além disso, foram adicionadas cinco estações de embarque e desembarque e uma trincheira no cruzamento das avenidas Rio Verde, Tapajós e Paraguassu, com custo estimado de R$ 12,1 milhões.
O projeto inclui ainda a duplicação de trechos da Avenida Rio Verde e a realocação de cerca de 20 famílias que ocupam áreas públicas na região. Essas famílias devem ser transferidas para lotes no Setor Faiçalville até março de 2025, conforme acordo firmado em dezembro de 2024.
Impactos para a mobilidade urbana
A suspensão da licitação prolonga a espera da população por melhorias no transporte público e na mobilidade urbana em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O BRT Norte-Sul, prometido como uma solução para o trânsito nas principais vias, acumula atrasos que afetam diretamente a qualidade de vida de milhares de usuários do transporte coletivo.
Enquanto a gestão municipal prioriza a reavaliação de projetos e contenção de despesas, a conclusão do Trecho I do BRT Norte-Sul segue sem previsão, evidenciando os desafios administrativos e financeiros em torno da execução de obras públicas de grande porte.
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