22 de julho de 2024
TecnologiaÚltimas

Instalação da Tecnologia 5G na capital goiana, bloqueia antenas parabólicas mais de 80 municípios localizados em Goiás.

Nesta última quarta-feira (21), a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, concedeu permissão para que as operadoras ativem a tecnologia 5G em mais de 82 municípios de Goiás.

Com a implementação da tecnologia 5G na capital goiana, as antenas parabólicas tradicionais não vão funcionar mais. (Banco de imagens)

A partir do dia 26 de junho de 2023, as operadoras de telecomunicações que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 187 municípios. Essa decisão foi tomada durante a Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), realizada no dia 21 de junho.

Com essa deliberação, todos os 1.610 municípios que estavam previstos para serem liberados até o final de junho agora têm a faixa de 3,5 GHz disponível para uso em estações de 5G standalone. Isso abrange um total de 141 milhões de brasileiros, o que corresponde a 66,4% da população do Brasil.

A partir de julho, mais cidades poderão ter a faixa de 3,5 GHz liberada antecipadamente, dependendo do avanço das ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Para acompanhar os municípios liberados, o GAISPI disponibiliza um painel de dados que mostra quais municípios já têm a faixa de 3,5 GHz liberada e o planejamento aprovado para as próximas liberações.

É importante ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata de redes 5G nessas localidades. A implantação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada operadora.

Essa decisão do GAISPI segue as diretrizes estabelecidas pelo Edital do 5G e abrange os municípios nos quais a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de TV aberta por antenas parabólicas da banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação dessa faixa pelos sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Além disso, foram instalados filtros para mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Aqueles que recebem transmissões de TV aberta por meio de antenas parabólicas precisam adaptar seus equipamentos para evitar interferências. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que utilizam antenas parabólicas podem solicitar um kit gratuito de adaptação dos equipamentos através da Siga Antenado, que é o nome fantasia da EAF. É importante agendar a instalação dos novos equipamentos, e mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e no telefone 0800-729-2404.

Para consultar os municípios em que a faixa já foi liberada, as cidades, bairros e a quantidade de estações de 5G standalone licenciadas na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso do 5G, é possível acessar os dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.

Municípios de Goiás com o sinal 5G liberado
Goiânia
Aparecida de Goiânia
Abadia de Goiás
Abadiânia
Água Fria de Goiás
Águas Lindas de Goiás
Alexânia
Alto Paraíso de Goiás
Alvorada do Norte
Aragoiânia
Barro Alto
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Brazabrantes
Cabeceiras
Caldazinha
Caturaí
Cavalcante
Cidade Ocidental
Cocalzinho de Goiás
Corumbá de Goiás
Cristalina
Flores de Goiás
Formosa
Goianápolis
Goianésia
Goianira
Guapó
Hidrolândia
Inhumas
Luziânia
Mimoso de Goiás
Nerópolis

Niquelândia
Nova Veneza
Novo Gama
Padre Bernardo
Pirenópolis
Planaltina
Santa Bárbara de Goiás
Santo Antônio de Goiás
Santo Antônio do Descoberto
São João d’Aliança
Senador Canedo
Simolândia
Terezópolis de Goiás
Trindade
Valparaíso de Goiás
Vila Boa
Vila Propício
Anápolis
Catalão
Cumari
Damolândia
Goiandira
Itumbiara
Jataí
Leopoldo de Bulhões
Nova Aurora
Rio Verde
Aparecida do Rio Doce
Caldas Novas
Cristianópolis
Montividiu
Ouvidor
Santo Antônio da Barra
Vianópolis

Anhanguera
Campo Limpo de Goiás
Colinas do Sul
Davinópolis
Gameleira de Goiás
Iaciara
Nova Roma
Ouro Verde de Goiás
Santa Rita do Novo Destino
São Miguel do Passa Quatro
Silvânia
Teresina de Goiás
Três Ranchos
Campo Alegre de Goiás
Rio Quente

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel:

https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/espectro-e-orbita/gaispi-liberacao-e-planejamento-3-5-ghz

https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/outorga-e-licenciamento/estacoes-do-smp

https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g