12 de julho de 2024
EducaçãoNotíciasSaúdeÚltimas

De acordo com o IBGE, Goiânia apresenta a maior oscilação nos valores de produtos de limpeza em comparação com as demais capitais brasileiras.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia teve a maior variação nos preços de materiais de limpeza em fevereiro de 2023 entre as 10 capitais avaliadas, registrando um aumento de 1,38% ao longo do mês. A cidade também teve a maior variação nos últimos 12 meses, seguida por São Paulo e pelo Distrito Federal, indicando a necessidade de pesquisa antes das compras. As maiores variações foram registradas em Porto Alegre e Recife, enquanto Curitiba e Rio de Janeiro tiveram as menores oscilações.

O Programa de Defesa do Consumidor de Goiânia (Procon Goiânia) apontou que a variação de preços nos materiais de limpeza chegou a até 423% entre 11 supermercados da capital, com os desinfetantes tendo a maior variação. Rafael Gonçalves, consultor de vendas de produtos de higiene e limpeza, atribuiu esse cenário a vários fatores, incluindo a alta demanda do setor hoteleiro, fretes mais caros e instabilidade do dólar. O Procon Goiânia recomenda que os consumidores pesquisem preços em vários locais, considerando promoções, além de verificar a data de validade dos produtos antes de comprá-los.