20 de julho de 2024
SaúdeÚltimas

Atendimento de Urgência Garantido: Unidades de Saúde Estaduais de Goiás durante o Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Durante o feriado, as unidades de saúde estaduais continuarão prestando atendimento de urgência.
Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) mantém o atendimento emergencial durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida (Foto: SES)

No feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) assegura que os hospitais e outras unidades de saúde estaduais estarão de plantão para atender casos de urgência e emergência. Esta medida visa a garantir que os cidadãos tenham acesso aos cuidados médicos necessários, mesmo durante o feriado.

Diversos hospitais estaduais estarão operando em regime de plantão para garantir atendimento médico durante o feriado. Entre as unidades de saúde que permanecerão abertas, estão o Hospital Estadual da Mulher (Hemu), o Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), o Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL).

No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), os atendimentos ambulatoriais de consultas e terapias não estarão disponíveis na quinta-feira, retornando à programação normal na sexta-feira.

No Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), alguns serviços, como o Ambulatório de Curativos, Residência Assistencial, Unidade de Cuidados Prolongados e Serviço de Atendimento Domiciliar, funcionarão normalmente, enquanto outros serviços retornarão à rotina regular na sexta-feira a partir das 7 horas.

No Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), localizado em Aparecida de Goiânia, não haverá expediente para o setor administrativo e atendimento ambulatorial na quinta-feira. No entanto, o funcionamento será normal para todos os departamentos na sexta-feira.

Nas unidades hospitalares localizadas na Região Metropolitana e no interior do estado, como os Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia (Heapa), Anápolis (Heana), Pirenópolis (Heelj), Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), São Luís de Montes Belos (HSLMB) e Luziânia (HEL), os serviços de urgência e emergência estarão disponíveis nos dias 12 e 13, mas os setores administrativos permanecerão fechados, retomando suas atividades na segunda-feira.

Os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN) funcionarão normalmente durante o feriado, com exceção dos setores administrativos e ambulatoriais. Esses setores retomarão as atividades na sexta-feira.

No Heapa, os atendimentos ambulatoriais previamente agendados ocorrerão conforme o planejado, com exceção das consultas de cardiologia e cirurgia geral. Os setores administrativos voltarão a funcionar na segunda-feira, às 8 horas.

No Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), apenas a parte administrativa não funcionará no dia 12. Todas as áreas que atendem pacientes, incluindo internações, urgências e emergências, funcionarão normalmente, e as atividades no hospital voltarão à sua normalidade na sexta.

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) manterá seu funcionamento no dia 12, incluindo as cirurgias eletivas, enquanto o ambulatório e o setor administrativo não funcionarão, retomando as atividades na sexta-feira.

Nas Policlínicas Estaduais de Goiás e São Luís de Montes Belos, todos os atendimentos serão suspensos na quinta-feira, retornando à normalidade na segunda-feira. Em Policlínicas Estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia e Formosa, somente os serviços de hemodiálise funcionarão nos dias 12 e 13, com a parte administrativa retomando as atividades na segunda-feira.

Na Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), nenhuma das unidades funcionará na quinta-feira, mas o atendimento a doadores voluntários de sangue estará disponível na sexta-feira, das 8h às 18h. O Hemocentro Coordenador, na capital, funcionará das 8h às 12 horas no sábado para receber doadores de sangue. Todas as unidades da Rede Hemo retornarão às atividades normais na segunda-feira.

A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) suspenderá suas atividades durante o feriado prolongado, reabrindo para atendimento na segunda-feira. O agendamento de doações na Rede Hemo pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.