8 de novembro de 2025
NotíciasSaúdeÚltimas

A Universidade Federal de Goiás obteve a patente de um sensor descartável para medição de níveis de glicose.

Paciente precisa apenas encostar o sensor no olho, não necessariamente chorar. Pesquisadora disse que a ideia é que teste seja usado no SUS.

Um sensor para medir a glicose na lágrima, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi patenteado como uma forma de facilitar a rotina de pessoas com diabetes. A pesquisa de doutorado da pesquisadora Ellen Flávia Moreira Gabriel resultou em um biossensor colorimétrico descartável que permite que o paciente encoste-o no olho para acompanhar as taxas de glicose no organismo, sem a necessidade de uma lágrima. Ellen explicou que cada sensor custa em média dez centavos, oferecendo um custo-benefício maior do que os testes tradicionais, que geram um alto custo de investimento, incluindo os aparelhos de medição da glicemia e as tiras descartáveis. A ideia é que o sensor possa ser usado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A pesquisa realizada por Ellen Flávia Moreira Gabriel, da Universidade Federal de Goiás, resultou em um sensor descartável para medição da glicose através da lágrima, evitando a necessidade de múltiplas punções no dedo para coletar sangue. A pesquisadora descobriu uma correlação direta entre os níveis de glicose no sangue e na lágrima. O sensor, feito de papel, funciona como um teste portátil de gravidez, permitindo uma resposta quantitativa e com baixo custo. A patente está sendo finalizada e em breve poderá estar disponível no mercado e em unidades de saúde. A ideia é que o sensor seja disponibilizado pelo SUS.

Ellen Flávia Moreira desenvolveu o sensor para medir glicose na lágrima durante seu doutorado no Laboratório de Microfluídica e Eletroforese do Instituto de Química (IQ) da UFG, sob supervisão do professor Wendell Coltro. O projeto recebeu apoio da Fapeg, CNPq e INCT-Bio, segundo a universidade. Além disso, a pesquisa de Ellen resultou em outro produto patenteado, um injetor hidrodinâmico alternativo, que é utilizado na técnica de eletroforese para a separação analítica de constituintes de amostras como lágrimas, sangue, água e alimentos.

Marcus

Sobre nós Somos o portal de notícias referência em Goiás, dedicados exclusivamente a trazer as últimas informações e os fatos mais relevantes que impactam o nosso estado. Com uma equipe comprometida e apaixonada por Goiás, estamos sempre na linha de frente, capturando cada detalhe das ocorrências, eventos e novidades que fazem a diferença na vida dos goianos. Nosso compromisso é levar até você notícias com precisão, agilidade e responsabilidade, seja nas coberturas de última hora ou nas reportagens mais aprofundadas. Valorizamos o jornalismo ético e transparente, e nosso objetivo é manter você bem informado sobre tudo o que acontece em Goiás, de norte a sul. Conecte-se Conosco Para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo em tempo real. Basta clicar nos links abaixo e se juntar à nossa Rede: TikTok: https://tiktok.com/goianiaurgenteoficial Instagram: https://www.instagram.com/goianiaurgenteoficial Youtube: https://www.youtube.com/@goianiaurgente