24 de julho de 2024
EducaçãoNotíciasPolíciaÚltimas

A partir desta semana, a segurança das escolas de Aparecida de Goiânia contará com a presença de cerca de 100 guardas municipais, conforme anunciado pela prefeitura.

Previsão é de que haja um guarda municipal em cada unidade de ensino

Devido à recente onda de insegurança gerada pelas ameaças e ataques ocorridos no país, as 94 unidades de ensino de Aparecida de Goiânia, incluindo escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), receberão, a partir desta quinta-feira (13), controles que acionam as forças de segurança mais próximas em situações de perigo. Segundo a Prefeitura de Goiânia, todas as unidades também terão um guarda da Guarda Civil Municipal (GCM).

A prefeitura informou que cada escola e Cmei receberá pelo menos três controles, que estão conectados à central de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia e acionam a viatura da GCM mais próxima para a intervenção necessária. Desde ontem, terça-feira (11), até hoje, a prefeitura instalou os controles em 45 unidades de ensino do município, com a expectativa de finalizar a instalação nos 94 locais até amanhã, quinta-feira.

A prefeitura também confirmou a presença de um guarda da GCM em cada escola e Cmei de Aparecida de Goiânia, que permanecerá na unidade durante o período de aulas.

A partir de amanhã, a Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia iniciará o remanejamento de cerca de 500 guardas para as 94 unidades de ensino, incluindo escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. A presença dos guardas será por tempo indeterminado, exceto para aqueles que atuam em viaturas ou em serviço administrativo. O videomonitoramento é outra medida de segurança já implementada, com 650 câmeras estrategicamente instaladas nas portas das escolas públicas, além de outras 1,5 mil câmeras de segurança utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação, que já apresentaram resultados positivos na prevenção de vandalismos e furtos.

.