12 de julho de 2024
MulherNotíciasSaúdeÚltimas

Estão disponíveis as inscrições para o Programa Meninas de Luz, que oferece assistência gratuita a gestantes e mulheres no período pós-parto que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Meninas de Luz está recebendo inscrições para atendimento gratuito às grávidas e puérperas em situação de vulnerabilidade social, com vagas disponíveis nos períodos matutino e vespertino. As atividades são voltadas para adolescentes e jovens de até 21 anos, inclusive as vítimas de violência sexual. Para se inscrever, é necessário apresentar documentos como carteira de identidade, CPF, cartão da gestante ou exame de ultrassonografia, comprovante de endereço e uma foto 3×4. As inscrições estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro da Juventude Tecendo o Futuro, no Setor Novo Mundo. Os menores de idade devem estar acompanhados de seus responsáveis.

O programa oferece acolhimento por uma equipe multiprofissional, com acompanhamento na saúde, orientações nutricionais, educação sexual, planejamento familiar e atendimento odontológico. As ações são desenvolvidas para proporcionar às jovens conhecimento para ter uma gestação mais saudável e tranquila, bem como cuidados com seus filhos. O atendimento visa à garantia de cidadania e respeito às grávidas e mães, com oportunidades de participação em atividades manuais e oficinas de qualificação profissional, que estimulam a criatividade e o espírito empreendedor.

Uma equipe multidisciplinar da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é responsável pelo Programa Meninas de Luz, que aborda temas como saúde, educação sexual, cuidados com o bebê, planejamento familiar, vacinação e direitos do cidadão. O atendimento psicológico, odontológico e de enfermagem é oferecido gratuitamente. Desde junho do ano passado, o programa está localizado no Centro da Juventude Tecendo o Futuro, onde, a cada 15 dias, é feita a entrega de cestas com hortifruti e pacotes do Mix do Bem às famílias das gestantes e puérperas atendidas. O apoio começa na gestação e continua até a criança completar um ano de vida. A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, enfatiza que a gestante pode ter direito a receber o sitpass para não abandonar o projeto e a única exigência para a permanência no Meninas de Luz é a assiduidade. O público-alvo é composto por adolescentes e jovens de até 21 anos em situação de vulnerabilidade social, incluindo vítimas de violência sexual, que não teriam acesso a esses serviços e cuidados de forma gratuita.

Contato:
Centro da Juventude Tecendo o Futuro – Programa Meninas de Luz

Avenida Cristóvão Colombo com Rua Manágua, s/n, Jardim Novo Mundo – Goiânia
Tel.: (62)  3201-6983 / (62) 3201-6955

Rua T-14, Nº 249, Setor Bueno,
Goiânia-GO, CEP 74.230-130

https://www.ovg.org.br/site/