Mabel consulta população sobre futuro de viaduto inacabado e aponta problemas estruturais em obra da Leste-Oeste
Prefeito de Goiânia afirma que estrutura apresenta falhas construtivas, anuncia nova avaliação técnica e abre enquete nas redes sociais para decidir entre aguardar a conclusão da obra ou liberar uma via lateral para melhorar o trânsito na região.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, utilizou as redes sociais neste domingo (28) para consultar a população sobre o futuro do viaduto da Avenida Leste-Oeste sobre a Avenida Castelo Branco, no Setor Esplanada dos Anicuns. Durante uma visita ao local, o gestor afirmou que a estrutura apresenta problemas construtivos, informou que um novo laudo técnico está sendo elaborado e pediu que os moradores opinem sobre a melhor alternativa para reduzir os impactos no trânsito da região.
No vídeo publicado, Mabel afirmou que parte da estrutura estaria comprometida e que existem avaliações apontando falhas em elementos estruturais da obra. Segundo ele, a Prefeitura aguarda a conclusão de um novo estudo de engenharia para verificar se o viaduto poderá receber reforços estruturais ou se será necessária outra solução técnica para garantir a segurança da construção.
Enquanto a análise técnica é realizada, o prefeito lançou uma enquete para que a população escolha entre manter a situação atual, aguardando a conclusão de todos os estudos e obras, ou liberar uma via lateral, acompanhada da instalação de semáforos sincronizados na Avenida Castelo Branco, como medida para melhorar a fluidez do tráfego.
A administração municipal sustenta que a decisão definitiva dependerá dos resultados do novo laudo estrutural, que deverá indicar as condições reais das fundações, das vigas e das placas da obra, além da viabilidade de recuperação da estrutura.
O viaduto integra o projeto de prolongamento da Avenida Leste-Oeste, uma das principais intervenções viárias planejadas para ampliar a mobilidade entre diferentes regiões da capital. A obra foi iniciada em 2023, mas acabou interrompida por questões contratuais e permanece sem conclusão.
Além da paralisação, o empreendimento ainda enfrenta entraves administrativos e jurídicos, incluindo processos de desapropriação necessários para continuidade das intervenções. Também permanece pendente a definição sobre a retomada do contrato responsável pela execução da estrutura.
Em outra frente do projeto da Leste-Oeste, a Prefeitura busca soluções para eliminar gargalos viários em trechos como o cruzamento com a BR-153 e a ligação com Senador Canedo, considerados pontos estratégicos para a integração do sistema viário da Região Metropolitana.
Até a publicação desta reportagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) ainda não havia divulgado oficialmente o novo laudo mencionado pelo prefeito nem informado prazos para eventual retomada das obras do viaduto.


