12 de julho de 2024
EsporteLazerÚltimas

Lançado convite para estudos de revitalização do Estádio Serra Dourada

Governo de Goiás publica chamamento público para receber propostas de modernização para o Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo do Estádio Serra Dourada.

Governo de Goiás convoca Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para revitalização do Distrito de Esporte e Entretenimento do Estádio Serra Dourada (Foto: Seel)

Nesta sexta-feira (28/07), o Governo de Goiás tornou público o chamado de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) visando à proposta de estruturação do Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo do Estádio Serra Dourada. O distrito inclui não somente o Estádio Serra Dourada, mas também o Ginásio Valério Luiz de Oliveira (Goiânia Arena) e áreas adjacentes. O edital completo está disponível no site da Secretaria de Esporte e Lazer.

O governador Ronaldo Caiado visitou recentemente as obras de reforma do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, que passaram por um processo semelhante de revitalização e serão entregues à população com melhorias. Caiado expressou o desejo de que o mesmo tenha permitido com o Serra Dourada, acreditando que a transformação impactará positivamente a vida das pessoas além dos eventos esportivos.

O projeto de revitalização e modernização do Estádio Serra Dourada é uma prioridade para a Vice-Governadoria e para as Secretarias de Esporte e Lazer (Seel), Geral de Governo (SGG), Administração (Sead) e Goiás Parcerias. O chamamento público tem o objetivo de buscar as melhores soluções para a modernização, gestão, operação e manutenção do complexo, considerando possíveis parcerias com a iniciativa privada. Vale ressaltar que os espaços permanecerão sob propriedade do poder público e não serão privatizados.

A revitalização do Estádio Serra Dourada visa torná-lo apto a receber competições esportivas regionais, nacionais e internacionais, bem como ampliar as oportunidades de entretenimento e eventos nas áreas contempladas pelo edital. Todo o projeto é fundamentado em estudos realizados pelo Grupo de Trabalho Serra Dourada, liderado pelo vice-governador Daniel Vilela, que buscou referências e melhores práticas em projetos semelhantes.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, enfatiza que o novo complexo será inspirado em iniciativas bem-sucedidas em outras localidades, trazendo fortalecimento para o esporte em Goiás e oferecendo opções de lazer e entretenimento para a população, além de reduzir os custos para o Estado na manutenção do espaço.

Os interessados ​​em participar do PMI terão um prazo de 30 dias após a publicação do edital para apresentar sua Manifestação de Interesse. Se autorizado, terá 90 dias para concluir e entregar os estudos. As propostas recebidas serão avaliadas por uma comissão competente e, se viáveis, poderão servir de base para futuras licitações. O PMI é uma ferramenta utilizada pelo governo para obter estudos sem custos para o Estado, buscando soluções financeiramente atraentes e que tragam benefícios à população. A iniciativa privada contribui com expertise e possíveis inovações técnicas, aprimorando o planejamento do projeto e otimizando os custos do processo de implantação.

Estádio Serra Dourada