26 de março de 2025
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Goiânia acelera reinstalação de radares para reforçar segurança no trânsito após nove meses de interrupção

Prefeitura intensifica implantação de fiscalização eletrônica em 51 pontos estratégicos, visando monitorar 604 faixas de rolamento em seis meses.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, reforça que, Infelizmente, muitos motoristas só respeitam as regras quando sabem que vai doer no bolso.

Após um período de aproximadamente nove meses sem fiscalização eletrônica, Goiânia retoma o monitoramento do trânsito com a instalação de novos radares. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) anunciou que, desde janeiro de 2025, os equipamentos estão sendo instalados em 51 pontos estratégicos, cobrindo inicialmente 89 faixas de tráfego. O projeto prevê a cobertura total de 602 faixas em um prazo de seis meses, metade do previsto inicialmente no contrato, que era de 12 meses.

O termo “faixa” refere-se ao número de pistas monitoradas em cada ponto. Por exemplo, na Avenida Mutirão, onde há três faixas por sentido, a instalação de um radar cobre a fiscalização dessas três faixas simultaneamente.

O diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos, destacou a celeridade no cronograma. “Tivemos reuniões com os representantes das empresas responsáveis pelos serviços e solicitamos atenção especial a esse trabalho. O contrato previa a instalação em 12 meses, mas eles garantiram a entrega na metade desse prazo. Estamos monitorando o avanço semanalmente e tudo está ocorrendo conforme o esperado”, explicou.

O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, reforçou a importância da fiscalização eletrônica para a segurança viária. “Infelizmente, muitos motoristas só respeitam as regras quando sabem que haverá consequências financeiras. A instalação desses radares não é apenas uma questão de punição, mas de ordem no trânsito e preservação de vidas”, afirmou.

Histórico e Expectativas

Desde junho de 2024, os radares de velocidade e lombadas eletrônicas de Goiânia estavam desligados devido ao fim do contrato com a empresa responsável pela manutenção e operação dos equipamentos. Essa ausência de fiscalização eletrônica resultou em um aumento significativo no desrespeito às normas de trânsito, como avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade, afetando diretamente a segurança nas vias da capital.

A retomada da fiscalização eletrônica é vista como uma medida essencial para restaurar a ordem e reduzir o número de infrações e acidentes no trânsito de Goiânia. Com a conclusão do processo licitatório e a instalação dos novos equipamentos, espera-se uma melhoria significativa na segurança viária e no comportamento dos motoristas.

Próximos Passos

Após a instalação, os radares passarão por inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A expectativa é que, dentro de um prazo de 30 dias após a inspeção, os equipamentos entrem em operação. A SET reforça que a fiscalização eletrônica tem como principal objetivo a preservação de vidas e a promoção de um trânsito mais seguro para todos.

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