22 de julho de 2024
EducaçãoNotíciasÚltimas

Harvard oferece um curso introdutório à Ciência da Computação, que é gratuito.

A Escola do Futuro de Goiás, em parceria com a Fundação Estudar, está oferecendo um curso gratuito de Introdução à Ciência da Computação (CC50) da Universidade de Harvard. A Secti está apoiando o projeto e as inscrições já estão abertas no site desenvolvimento.go.gov.br. O curso tem 70 horas de carga horária, é em português e é destinado a pessoas sem conhecimento prévio na área. Os participantes podem ter a partir de 10 anos e têm seis meses para concluir o curso, que inclui teoria, estudo de caso e monitoria online.

Os participantes do curso de Introdução à Ciência da Computação (CC50), oferecido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Escola do Futuro de Goiás e a Fundação Estudar, aprenderão a resolver problemas de programação e a pensar de forma algorítmica. O curso oferece conteúdo sobre algoritmos, estruturas de dados, segurança, desenvolvimento web e linguagens de programação, incluindo C, Python, SQL e JavaScript, além de HTML e CSS. Com carga horária de 70 horas e certificado emitido pela Fundação Estudar, o curso é uma oportunidade para os participantes se prepararem para o mercado de trabalho. As inscrições podem ser realizadas no site desenvolvimento.go.gov.br e estão abertas para pessoas a partir de 10 anos de idade. O curso é gratuito e tem versão em português.

Os alunos em situação de vulnerabilidade que não têm acesso adequado à internet e computadores em casa poderão utilizar o Laboratório de Informática da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi. Além disso, os monitores da escola estarão presentes para auxiliar no ensino desses alunos. As turmas presenciais serão criadas de acordo com a demanda, e novas turmas serão constituídas conforme necessário. A parceria com a Fundação Estudar terá vigência até dezembro de 2025 e as inscrições para o CC50 estarão abertas continuamente até o término da parceria.