Câmara de Goiânia aprova projeto para integração de estudantes com profissões
Câmara de Goiânia aprova projeto para integração de estudantes com profissões
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, o projeto de lei (PL 267/2022) que visa incentivar o Poder Executivo a instituir um programa de integração dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino com a realidade das profissões. A proposta, de autoria do presidente da Casa, vereador GCM Romário Policarpo (PRD), tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática e direta com diversas áreas profissionais, auxiliando-os na escolha de suas futuras carreiras.
Participação dos Estudantes
O projeto foi sugerido pelos próprios estudantes, Arthur Marques Franco (Escola Estadual Amália Hermano Teixeira), Esther Nilo de Santana Castro, Brenda Daniella Bergamaschi Souza e Ana Julia Costa Lima (todos do Colégio Fractal), que participaram do Projeto Politizar em 2022. Essa iniciativa, fruto da parceria entre a Câmara de Goiânia e a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), evidencia o engajamento dos jovens em buscar soluções para questões relacionadas à educação e à inserção profissional.
Objetivos e Benefícios
O projeto prevê que as escolas tenham autonomia para definir atividades e convidar profissionais de diversas áreas para promover a integração com os alunos durante uma semana por ano. Para o vereador GCM Romário Policarpo, a falta de conhecimento sobre as profissões e áreas de atuação muitas vezes leva os estudantes a desistirem de seus cursos universitários. Nesse sentido, o programa de integração busca preencher essa lacuna, proporcionando aos jovens uma visão mais ampla e realista das diversas ocupações existentes.
Próximos Passos
Após a aprovação em primeira votação, o projeto seguirá para análise da Comissão de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia da Câmara Municipal. Posteriormente, passará por uma segunda votação em Plenário antes de ser encaminhado para sanção. A expectativa é de que essa iniciativa contribua significativamente para o processo de orientação vocacional dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mercado de trabalho.