13 de novembro de 2024
EsporteNotíciasÚltimas

Vila Nova Perde Invencibilidade no OBA com Goleada para o Coritiba e Desperdiça Chance de Retorno ao G4

Time colorado é derrotado por 3 a 0 pelo Coritiba, com gols de Júnior Brumado, Natanael e Lucas Ronier, e vê sua série invicta em casa ser quebrada na 32ª rodada da Série B.
Vila Nova perdeu a primeira em casa nesta Série B após ser goleado pelo Coritiba, por 3 a 0 (Fábio Lima)

O Vila Nova sofreu uma dura derrota na tarde deste sábado (19), ao ser goleado por 3 a 0 pelo Coritiba no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia. Com o resultado, o time colorado perdeu sua invencibilidade em casa na Série B, após 15 partidas sem derrotas. Além disso, desperdiçou a chance de retornar ao G4 e se aproximar do tão sonhado acesso à Série A. Júnior Brumado, Natanael e Lucas Ronier marcaram os gols que selaram a vitória alviverde, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Essa foi a primeira derrota do Vila Nova como mandante na competição, onde vinha com 11 vitórias e quatro empates até então. Mesmo com o revés, o time segue como o melhor mandante da Série B, com aproveitamento de 77,1%. Porém, a derrota freia a ascensão da equipe, que permaneceu na 5ª colocação, com 49 pontos, enquanto o Coritiba, agora com 47 pontos, subiu para a 8ª posição e continua sua luta por uma vaga no G4.

Primeiro tempo movimentado e domínio do Coritiba

O primeiro tempo foi marcado por um início promissor do Vila Nova, que teve maior posse de bola e tentou pressionar nos minutos iniciais. Henrique Almeida chegou a acertar a trave, mas foi o único lance de perigo do Tigre até o intervalo. O Coritiba, por outro lado, foi mais preciso e soube explorar os espaços deixados pela defesa colorada.

Aos 32 minutos, Júnior Brumado abriu o placar em uma bela jogada individual. Ele driblou dois marcadores e acertou um chute forte, sem chances para o goleiro Halls. O gol abalou o Vila Nova, que passou a cometer mais erros defensivos. Aos 42 minutos, Natanael ampliou a vantagem para o Coritiba após um passe de Seba Gómez, batendo na saída do goleiro.

Vila Nova tenta reagir, mas falha nas finalizações

No segundo tempo, o técnico Luizinho Lopes fez mudanças para tentar dar mais ofensividade ao Vila Nova. O time voltou melhor e ensaiou uma pressão para diminuir a desvantagem. Aos 12 minutos, a equipe teve a oportunidade de ouro para voltar ao jogo, quando o árbitro Antônio Dib Moraes de Sousa marcou um pênalti a favor do Vila Nova, após Igor Henrique ser derrubado na área por Vini Paulista.

No entanto, o VAR orientou a revisão do lance, que resultou na anulação do pênalti e expulsão de Vini Paulista por impedir uma chance clara de gol. Mesmo com um jogador a mais, o Vila Nova não conseguiu converter a superioridade numérica em gols. As chances criadas esbarraram na falta de precisão dos atacantes e em boas defesas do goleiro Pedro Morisco.

Coritiba consolida goleada nos minutos finais

Apesar de estar com um jogador a menos, o Coritiba continuou explorando os contra-ataques e ampliou o placar aos 41 minutos do segundo tempo. Em um lance de lançamento, Lucas Ronier se aproveitou de uma falha do zagueiro Jemmes e do goleiro Halls, ficando livre para marcar o terceiro gol e decretar a vitória alviverde.

A derrota foi um golpe duro para o Vila Nova, que vinha de uma longa sequência positiva no OBA e dependia de um bom resultado para retornar à zona de acesso. Agora, o time precisa se recuperar rapidamente, pois já volta a campo na próxima terça-feira (22), quando enfrenta o Amazonas, novamente no OBA, pela 33ª rodada da Série B.

Análise pós-jogo e perspectivas

A derrota expõe falhas defensivas que precisam ser corrigidas urgentemente, principalmente em jogos decisivos como o desta rodada. A equipe colorada foi superada em jogadas individuais e contra-ataques, demonstrando vulnerabilidade nas laterais e dificuldade em manter a posse de bola nos momentos críticos da partida.

Para o técnico Luizinho Lopes, a equipe precisa “levantar a cabeça” e focar no próximo compromisso, sem se deixar abater pela derrota. “Hoje não fizemos um bom jogo, cometemos erros que normalmente não cometemos em casa, e isso custou caro. Mas o campeonato ainda está aberto e vamos lutar até o fim pelo acesso”, afirmou o treinador após o jogo.

Já o Coritiba, sob o comando de Jorginho, sai com moral elevada de Goiânia, conquistando uma vitória importante na reta final do campeonato. Com chances ainda de brigar pelo G4, o time paranaense mostrou organização tática e eficiência nos contra-ataques, além de uma defesa sólida, mesmo com a expulsão de Vini Paulista.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Série B – 32ª rodada
Jogo: Vila Nova 0x3 Coritiba
Data: 19/10/2024 (sábado)
Horário: 16 horas
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (Goiânia/GO)

Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Márcio Iglesias Araújo Silva (PI) e Janystony Rabelo de Melo (PI)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

Vila Nova: Halls; Elias, Dankler, Jemmes e Rhuan; Ralf (Arilson), Cristiano (Alex Silva) e Igor Henrique; Alesson, Henrique Almeida (Luciano Naninho) e Gabriel Silva (Apodi). Técnico: Luizinho Lopes.

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Marcelo Benevenuto (Maurício Antônio), Bruno Melo e Jamerson; Sebastián Gómez (Matheus Bianqui), Vini Paulista, Josué (Zé Gabriel) e Matheus Frizzo (Figueiredo); Lucas Ronier e Júnior Brumado (Robson). Técnico: Jorginho.

Gols: Júnior Brumado (32′ do 1ºT), Natanael (42′ do 1ºT), Lucas Ronier (41′ do 2ºT)
Cartões amarelos: Júnior Brumado, Marcelo Benevenuto, Josué (Coritiba), Dankler (Vila Nova)
Expulsão: Vini Paulista (Coritiba)

Tags: #VilaNova #Coritiba #SérieB #Futebol #G4 #InvencibilidadeQuebrada #OBA #Goleada