Tecnologia na Saúde: Redução Significativa no Tempo de Espera para Medicamentos de Alto Custo em Goiás
Tecnologia diminui filas, além de proporcionar vários outros benefícios para os usuários no Cemac.

A adoção de tecnologia pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está proporcionando benefícios notáveis para os usuários das unidades de saúde, especialmente no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac). O uso efetivo da plataforma digital implementada no final de 2022 resultou em uma expressiva redução no tempo de espera para procedimentos diversos, de uma média de uma hora para aproximadamente 25 minutos, representando uma diminuição significativa de 58%.
Inovação Digital na Saúde
O diretor-geral do Cemac, Roney Pereira Pinto, destaca que o sucesso na diminuição do tempo de espera está diretamente ligado à implementação da plataforma digital. Os pacientes que necessitam de medicamentos de alto custo oferecidos pelo Cemac agora têm duas opções para realizar procedimentos de forma digital. A primeira opção é o portal Expresso, do Governo de Goiás, e a segunda é o próprio portal da SES-GO.
Nesses portais, os usuários podem solicitar a abertura de processos, renovar prescrições, verificar os estoques de medicamentos, acompanhar o andamento dos processos e cadastrar pessoas para a retirada de medicamentos. A modernização adotada pelo Cemac tem se destacado e servido de referência para unidades de outros estados, incluindo Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso.
Mais Conforto e Eficiência no Atendimento
“A execução dos serviços pelo site da SES-GO reduziu o atendimento presencial. Na maioria das vezes, as pessoas se dirigem hoje ao Cemac apenas para buscar ou submeter-se à aplicação do medicamento”, destaca Roney Pereira. Os pacientes podem realizar os procedimentos para ter acesso ao medicamento diretamente de suas residências, sem a necessidade de deslocamento até o Juarez Barbosa.
No ano passado, o Cemac atendeu 234.212 pessoas em Goiânia, realizando também a dispensação nas seis Policlínicas do estado e na Regional de Saúde de Anápolis. Além da diminuição do tempo de espera na unidade, a realização dos processos pela ferramenta digital proporciona outros benefícios, como a redução do tempo para acesso ao medicamento, estimado hoje em cinco dias, diminuição da transmissão de doenças relacionadas à aglomeração, redução de filas, atendimento diferenciado, melhor assistência e atenuação do estresse para os usuários. A iniciativa representa um avanço significativo no setor de saúde, proporcionando mais eficiência e conforto aos beneficiários do Cemac em Goiás.