24 de julho de 2024
SaúdeÚltimas

Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra meningite para toda a população goiana

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está alertando a população sobre a importância da vacinação contra a meningite. As doses estão disponíveis para todas as pessoas que ainda não foram imunizadas, independentemente da idade. Para saber onde se vacinar, é necessário verificar a lista das salas de vacinação disponíveis em cada município. Em Goiânia, essa lista pode ser encontrada em um link específico.

Embora a meta de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde seja de 95%, o estado de Goiás tem registrado apenas 78,49% de cobertura vacinal neste ano. Por isso, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, reforça que as vacinas são a melhor forma de proteção e estão disponíveis em todos os municípios.

Desde janeiro, o estado registrou 107 casos notificados de meningite, com 45 confirmações e 8 óbitos. Em abril, a vacina foi liberada para todas as faixas etárias, seguindo orientação do governo federal. Antes disso, estava disponível apenas para menores de 15 anos e profissionais de saúde. As vacinas disponíveis pelo SUS e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização incluem a meningocócica conjugada sorogrupo C, a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada), a vacina pentavalente, a BCG e a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

É importante lembrar que a avaliação sobre o imunizante adequado para cada pessoa deve ser feita por um profissional de saúde. A meningite é uma doença inflamatória que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo causar sequelas graves e até levar à morte. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes, devido ao potencial de produzir surtos e casos graves.

SES Saúde