22 de julho de 2024
EducaçãoPolíticaÚltimas

No aniversário de 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, destaca a importância do programa no combate à criminalidade.

A celebração dos 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Goiás contou com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS). O evento ocorreu na quarta-feira (23/03), no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O Proerd é um programa aplicado em 58 países, originalmente desenvolvido nos Estados Unidos. A primeira-dama ressaltou a eficácia do programa como uma ferramenta de prevenção à criminalidade ao longo dos últimos 25 anos, fornecendo às crianças e adolescentes as condições necessárias para resistir à influência de aliciadores e bandidos. Ela destacou a importância da segurança como a base para uma sociedade próspera, na qual a educação é o único caminho seguro para um futuro melhor para todos.

25 ANOS DO PROERD

Durante a celebração, a subtenente Eliane Cristina, instrutora da primeira turma de formação do Proerd em Goiás e atualmente a mais antiga em sala de aula, recebeu a medalha do mérito magistério em reconhecimento e agradecimento a todos os instrutores que, ao longo de 25 anos, fizeram a diferença na vida de mais de um milhão de crianças e adolescentes. Em 2022, o programa atendeu cerca de 15 mil jovens, e a meta é dobrar o número de atendimentos e estudantes que receberão a aplicação do programa, além de aumentar a quantidade de policiais instrutores. O secretário Renato Brum destacou que o trabalho envolve as pastas de segurança pública, educação e desenvolvimento social, em uma ação conjunta para conscientizar crianças e adolescentes.

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

O coronel André Henrique Avelar de Sousa, comandante da Polícia Militar de Goiás, ressaltou a colaboração do governo estadual em diversos programas sociais, enfatizando a importância dessa ajuda para o sucesso do Proerd. Segundo ele, a atuação dos policiais no programa representa uma forma de policiamento comunitário ostensivo e preventivo, que oferece atividades interativas e construtivas, explorando as potencialidades dos alunos e incentivando o aprendizado cooperativo por meio de dramatizações e estudos de casos.

Gracinha Caiado celebra combate à criminalidade no aniversário de 25 anos do Proerd