Prefeitura de Goiânia amplia vacinação da gripe para toda população
Imunização estará disponível em todas as 72 salas de vacina da capital a partir de quinta-feira.

A Prefeitura de Goiânia anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. A partir de quinta-feira (2), a imunização estará disponível em todas as 72 salas de vacina da capital, incluindo o Centro Municipal de Vacinação (CMV), que foi reaberto após passar por revitalização.
A decisão foi tomada após a divulgação de uma nota técnica do Ministério da Saúde que amplia o público-alvo da vacinação contra a gripe. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) também autorizou a imunização para todos.
Apesar do início oficial da vacinação ser nesta quinta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as pessoas que compareceram ao CMV e aos Ciams Urias Magalhães, Dr. Domingos Viggiano e Novo Horizonte no feriado do Dia do Trabalhador não foram dispensadas e já receberam a vacina.
A medida vem em resposta ao aumento dos casos de influenza no país, que têm sobrecarregado os hospitais públicos e privados. Antes da ampliação, a vacinação tinha como público-alvo apenas os grupos prioritários, como idosos, gestantes, povos indígenas e crianças de até seis anos.
A nota técnica do Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o outono e inverno, períodos em que as doenças respiratórias são mais frequentes. Atualmente, a cobertura vacinal para a vacina Influenza entre os grupos prioritários em Goiás é de 22,28%, abaixo dos 90% preconizados pelo MS.
O Estado recebeu 952 mil doses da vacina de Influenza, já distribuídas aos municípios goianos, que estão preparados para imunizar a população nas mais de 900 salas de vacinação de Goiás.
A região Norte do país não faz parte desta campanha de vacinação, pois já teve a vacinação antecipada para novembro de 2023. O Ministério da Saúde alterou permanentemente o calendário de vacinação contra o vírus influenza nos estados do Norte para proteger a população durante o inverno amazônico.