11 de setembro de 2024
AgronegócioEconomiaNegóciosÚltimas

PIB de Goiás pode registrar crescimento histórico de 5,5% em 2023, impulsionado pelo setor agropecuário

As projeções indicam que, pelo segundo ano consecutivo, o estado alcançará o mais alto nível de atividade econômica de sua história.
A análise setorial do PIB apontou que o resultado acumulado do ano apresentou crescimento em todos os setores econômicos (Enio Tavares)

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) divulgou projeções otimistas para a economia de Goiás em 2023, sugerindo que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado pode alcançar um crescimento acumulado de até 5,5%. Essa perspectiva positiva marca o segundo ano consecutivo em que Goiás atingirá seu maior nível de atividade econômica na história.

O IMB baseou suas projeções em cinco cenários hipotéticos, considerando o desempenho econômico observado de janeiro a julho de 2023. Se o estado continuar mantendo seu sólido desempenho econômico, o crescimento do PIB pode variar de 3,7% a 5%, podendo atingir até 5,5% no cenário mais otimista.

A importância desse crescimento econômico não pode ser subestimada, uma vez que o PIB reflete diretamente na dinâmica econômica do estado, resultando em mais empregos e renda para a população, de acordo com Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de governo.

Um dos destaques desse crescimento é o setor agropecuário, que apresentou uma taxa acumulada no ano de 12,7%. Esse desempenho excepcional é resultado da maior produção agrícola na história de Goiás, de acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, divulgados em setembro de 2023.

Além do crescimento no setor agropecuário, a economia do estado tem impulsionado o mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que, até julho, foram gerados cerca de 70 mil empregos formais no estado. Esses números estão correlacionados com um aumento significativo de 14,3% na renda média do trabalhador goiano no segundo trimestre de 2023. No mesmo período, a taxa de desocupação atingiu seu menor patamar em nove anos, registrando 6,1%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnad-C) trimestral.

A abordagem do IMB para projetar o PIB anual de 2023 se baseou na análise cuidadosa dos dados acumulados até julho, uma vez que o desempenho nesse período pode influenciar diretamente o resultado anual. Foram considerados cinco cenários hipotéticos, variando de crescimento nulo a crescimento médio de 4%.

Essas projeções otimistas para a economia goiana representam uma notícia positiva para o estado e sinalizam a força do setor agropecuário e do mercado de trabalho como impulsionadores desse crescimento econômico histórico.

Além das projeções otimistas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás em 2023, o estado também vem colhendo frutos do seu desempenho econômico excepcional em âmbito nacional. Em agosto, durante a solenidade de divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, realizada em Brasília, Goiás foi agraciado com o ‘Prêmio Destaque Crescimento’. Essa premiação, concedida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), reconhece o notável progresso do estado.

No cenário nacional, Goiás obteve uma ascensão notável, subindo sete posições e conquistando o primeiro lugar no Brasil no quesito “Potencial de Mercado”. Além disso, no ranking geral de competitividade entre as 27 unidades da federação, Goiás alcançou uma posição de destaque, ocupando o 7º lugar.

O quesito “Potencial de Mercado” leva em consideração diversos fatores, como o tamanho do PIB estadual, a dinâmica de crescimento do PIB nos últimos quatro anos e o crescimento potencial da força de trabalho nos próximos 10 anos. Nesse quesito, Goiás se destacou como líder, superando estados como São Paulo e Roraima.

De acordo com a íntegra do relatório do CLP, o tamanho da economia de um estado desempenha um papel crucial na decisão de localização de investimentos por parte das empresas, o que ressalta a importância do desempenho econômico sólido de Goiás.

Indicadores gerais também reforçam o sucesso econômico do estado. Em 2022, o PIB de Goiás apresentou o maior crescimento dos últimos 12 anos, registrando um aumento de 6,6%. Esse valor mais que dobrou a média nacional para o mesmo período, resultando em um impacto positivo na geração de empregos e renda, com a abertura de 87 mil vagas de trabalho.

Os resultados positivos no âmbito econômico, a conquista do ‘Prêmio Destaque Crescimento’ e a liderança no quesito “Potencial de Mercado” destacam o crescimento robusto de Goiás e sua competitividade no cenário nacional. Com um cenário econômico promissor e investimentos em crescimento sustentável, o estado segue trilhando um caminho de sucesso e prosperidade.

O PIB representa toda a riqueza gerada no estado (Enio Tavares)