21 de novembro de 2024
NotíciasPolíticaÚltimas

Operação Endrôminas gera incertezas sobre candidatura de Rogério Cruz à reeleição, diz presidente do Republicanos em Goiânia

A presidente metropolitana do partido, Sabrina Garcêz afirma que é cedo para medir os impactos políticos do caso.
Presidente do Republicanos em Goiânia, Sabrina Garcêz. (Alberto Maia)

A presidente metropolitana do Republicanos em Goiânia, vereadora Sabrina Garcêz, manifestou-se sobre os recentes desdobramentos da Operação Endrôminas, que abalou a gestão municipal e gerou incertezas sobre a possível candidatura à reeleição do prefeito Rogério Cruz. Sabrina afirmou que ainda é prematuro avaliar os efetivos impactos políticos do caso e que a preferência do partido continua sendo a candidatura de Cruz, mas ressaltou a necessidade de uma análise sobre a viabilidade desse projeto.

Em suas declarações, Sabrina Garcêz destacou que o prefeito Rogério Cruz tem a preferência do Republicanos para concorrer à reeleição, mas enfatizou que essa decisão cabe a ele, após uma análise criteriosa sobre a viabilidade de seu projeto político. A presidente metropolitana do partido reforçou que não haverá imposições por parte da legenda em relação à candidatura de Cruz, e que o processo de avaliação precisa ser conduzido com cautela.

A vereadora evitou opinar sobre a escolha do prefeito de manter dois auxiliares investigados em seus cargos, mas destacou que a operação trouxe um intenso desgaste para a imagem de Cruz, especialmente diante da percepção de que a resposta ideal seria o afastamento de todos os envolvidos até que os esclarecimentos fossem prestados à Justiça. Sabrina ressaltou que o partido aguarda os desdobramentos do inquérito para tomar quaisquer medidas futuras.

Por sua vez, o titular da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), Francisco Lipari, afirmou que a investigação ainda está em estágio inicial e que há muitos pontos a serem esclarecidos, com base nos documentos apreendidos e nas movimentações bancárias dos envolvidos. Sabrina Garcêz preferiu não fazer uma avaliação sobre a solidez da apuração, ressaltando a importância de observar os desdobramentos com calma e tranquilidade.

Apesar das incertezas geradas pela Operação Endrôminas, o prefeito Rogério Cruz mantém seu posicionamento, baseado em conversas com lideranças do partido, de que terá a prerrogativa de decidir sobre sua possível candidatura à reeleição. Contudo, a avaliação prévia dessas lideranças foi realizada antes dos desdobramentos da operação, que investiga suspeitas de desvios em contratos que totalizam R$ 125 milhões em quatro pastas da gestão municipal. A apuração tem como principal alvo o secretário Denes Pereira, que ocupou também a Secretaria de Administração.