12 de julho de 2024
EducaçãoNotíciasÚltimas

O aplicativo NetEscola viabiliza que os estudantes realizem avaliações das refeições.

Com a mais recente atualização, o app agora oferece aos alunos a capacidade de acessar o cardápio, capturar imagens dos pratos servidos e sugerir aprimoramentos para o sistema alimentar.
(Foto: Divulgação Seduc)

O aplicativo NetEscola, criado pela Secretaria da Educação (Seduc/GO), traz inovações para o segundo semestre do ano letivo. Na mais recente atualização, os estudantes das escolas públicas estaduais terão a oportunidade de avaliar e contribuir com melhorias para o programa de refeições escolares, através de um questionário disponível no aplicativo.

Esta funcionalidade permite que os alunos acessem o cardápio, capturem imagens dos pratos servidos e apresentem sugestões para aprimorar a qualidade da alimentação. O questionário estará disponível para estudantes matriculados em escolas estaduais de todas as regiões, abrangendo tanto o ensino fundamental quanto o médio, desde que utilizem o portal NetEscola.

Terezilda Luiz da Silva, gerente de alimentação escolar da Seduc/GO, destaca que esse monitoramento tem como objetivo garantir uma alimentação mais saudável aos alunos, uma vez que os dados coletados possibilitarão identificar a escola, município e região a que o aluno está vinculado.

Bruno Marques, superintendente de Tecnologia da Seduc/GO, ressalta que esse acompanhamento busca promover melhorias positivas na alimentação escolar. Ele enfatiza a importância de disponibilizar esse canal de comunicação aos alunos, proporcionando visibilidade a cada situação e direcionando-os para o local adequado a fim de fazer sugestões.

Além de fornecer conteúdo educacional e materiais didáticos, o aplicativo NetEscola também tem como objetivo informar os alunos sobre os benefícios da educação estadual em Goiás. Nessa nova versão, assim como aconteceu com o programa Bolsa Estudo, um espaço informativo foi dedicado à merenda escolar dentro do aplicativo. Bruno Marques explica que o novo formato do aplicativo permite coletar feedback diário sobre as refeições escolares.

“Como o aplicativo é destinado aos alunos, eles poderão fazer avaliações a qualquer momento, uma vez por dia”, ele explica.

Essa iniciativa foi desenvolvida pela Seduc/GO, através da Superintendência de Tecnologia, com o apoio da Gerência de Alimentação Escolar. As equipes trabalharam juntas para determinar quais questionários seriam incluídos na ferramenta, permitindo que os alunos opinassem de forma direta e simples sobre a merenda escolar, incluindo se estão satisfeitos, se gostaram e se consideram a refeição bem preparada.

A nova versão do aplicativo foi apresentada durante o Encontro de Gestores da rede pública estadual de Educação. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções de Anápolis, com a presença do governador Ronaldo Caiado e da secretária da Educação, Fátima Gavioli.

(Foto: Divulgação Seduc)