20 de julho de 2024
Esporte

GP de Singapura 2022: o que Verstappen precisa para ser bicampeão

Na reta final da temporada 2022, é apenas uma questão de quando, e não se, Max Verstappen conquistará o bicampeonato. Ele lidera o campeonato mundial com 335 pontos e pode garantir o título no GP de Singapura, no dia 2 de outubro, no GP do Japão, em 9 de outubro, ou na etapa dos Estados Unidos, em 23 de outubro. O título depende de uma combinação de resultados.

O vice-líder Charles Leclerc tem 116 pontos a menos do que Verstappen, então o título do holandês pode ser adiado se ele não ganhar ou se Leclerc terminar a corrida acima do oitavo lugar. A diferença entre eles, nesse cenário, não pode aumentar em mais de 22 pontos.

Verstappen pode faturar o título em solo japonês, onde a Honda, fornecedora de motores da RBR, está sediada. Se ele mantiver uma vantagem de 112 pontos para Leclerc e Pérez, ele não precisará vencer para levar o título. Mesmo em caso de empate, o número maior de vitórias favorece Verstappen pelo bicampeonato.

Se ele vencer em Singapura, Japão ou Estados Unidos, Verstappen garantirá um recorde por vencer um campeonato com mais corridas ainda na tabela. Ele poderá superar a marca de Nigel Mansell, campeão em 1992 com cinco corridas de antecedência, ou igualar Lewis Hamilton, campeão na temporada 2020 quando ainda restavam três etapas no calendário.