12 de julho de 2024
LazerÚltimas

Foi estabelecido um acordo entre o Governo de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização de um calendário cultural goiano.

CALENDARIO CULTURAL GOIANO

A Universidade Federal de Goiás (UFG), maior instituição de ensino superior do estado, assumirá a gestão de quatro importantes eventos do calendário cultural goiano, de acordo com um convênio formalizado nesta terça-feira (14/03) entre o governo de Goiás e a reitora da UFG, Angelita Lima. Os eventos são: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), Canto da Primavera, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) e o novo Programa Musicais de Goiás em Cena, que terá dois espetáculos musicais por ano no estado. O governador Ronaldo Caiado destacou que a parceria visa a preservação e popularização da cultura goiana e que a programação continuará obedecendo aos critérios definidos pelo estado.

CALENDÁRIO CULTURAL GOIANO

O DOE publicou um convênio no início do mês que estabelece que a UFG, através da FRTVE, será responsável pelos pagamentos, contratações de artistas, elaboração de prestação de contas e outras atividades relacionadas à gestão de quatro importantes eventos culturais do calendário goiano. Com isso, o governo pretende simplificar a administração dos eventos e torná-los uma política pública voltada para a cultura. A secretária de Cultura, Yara Nunes, afirma que a expertise da universidade irá melhorar a qualidade dos festivais, que agora serão uma política pública contínua. A parceria, que tem validade de dois anos, é mais uma das várias que a UFG possui com o Governo de Goiás, e a reitora da universidade garantiu que a instituição contribuirá com seu conhecimento técnico-científico para garantir a memória, permanência e continuidade dos eventos.

NOVO PROGRAMA

O Governo de Goiás está lançando um novo programa chamado “Música Goiás em Cena” este ano, que contará com a realização de dois espetáculos musicais em todo o estado. O objetivo é oferecer ao público goiano a chance de assistir a grandes produções teatrais, além de promover a colaboração entre os artistas locais e apoiar as instituições públicas de ensino de arte, como a Escola do Futuro em Artes Basileu França. O programa se junta aos tradicionais eventos culturais de Goiás, como o FICA, Canto da Primavera e TeNpo.