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9 de abril de 2025
NegóciosPolíticaÚltimas

O Sistema Ferroviário Estadual é acelerado pelo governador Ronaldo Caiado, e os trilhos da Fico chegam ao estado de Goiás.

Caiado acelera Sistema Ferroviário Estadual e trilhos da Fico chegam a Goiás

Na semana em que o governador Ronaldo Caiado divulgou o projeto de lei para regulamentar o Sistema Ferroviário Estadual (SFE), que facilitará a utilização do modal pela iniciativa privada, Goiás registrou mais um progresso na expansão da sua malha ferroviária. Na quinta-feira passada (08/03), chegou a primeira carga de trilhos que serão instalados na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no trecho que liga Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT).

Segundo o governador, “vamos incentivar parcerias para desenvolver esses corredores de áreas produtivas que precisam de um meio de transporte mais adequado à competitividade internacional, e mesmo no Brasil”. A Vale S.A. está construindo a Fico com base no investimento cruzado proveniente da renovação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A remessa que chegou a Goiás inclui 1.800 toneladas de trilhos que serão utilizados na construção das vias norte e sul que conectarão a Fico à Ferrovia Norte-Sul (FNS).

A Fico oferecerá opções mais econômicas para o transporte de cargas e o escoamento de produtos agrícolas e minerais até os portos. Além disso, ela incentivará os investimentos no Estado, a multimodalidade e a interconexão das ferrovias brasileiras. A seção de Mara Rosa a Água Boa terá uma extensão de 383 quilômetros e será construída como parte de um acordo que prevê a prorrogação antecipada do contrato de concessão da EFVM. O aditivo do termo foi assinado em 18 de dezembro de 2020, e prevê investimentos de R$ 2,73 bilhões e a criação de 46.112 empregos diretos, indiretos e com efeito-renda.

O Governo de Goiás anunciou a criação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE), em um workshop realizado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O objetivo é atrair investimentos para o estado, que já possui o maior número de obras ferroviárias em andamento do país, e desburocratizar a participação da iniciativa privada na construção de linhas férreas estaduais. De acordo com a proposta, o governo atuará como facilitador e organizador das obras, dando rigor técnico aos projetos. O projeto passará por um período de discussão e sugestões antes de ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás para votação.