26 de março de 2025
EsporteNotíciasÚltimas

Goiás x Vila Nova: Clássico decisivo na semifinal do Goianão promete emoção e rivalidade

Times entram em campo neste domingo na Serrinha; Goiás busca quebrar jejum contra o rival, enquanto Vila Nova quer consolidar melhor campanha da competição.
Esli Garcia e Gabriel Poveda são armas ofensivas de Goiás e Vila Nova, respectivamente (Wesley Costa / O Popular)

Neste domingo (9), às 17h, Goiás e Vila Nova iniciam a disputa por uma vaga na final do Campeonato Goiano de 2025. O primeiro jogo da semifinal acontece no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), com mando do Goiás e torcida única. O confronto carrega um histórico de rivalidade intensa, e o Vila Nova chega embalado pela melhor campanha da competição, enquanto o Goiás tenta se reerguer diante da sua torcida.

Retrospecto: quem leva a melhor no Derby do Cerrado?

O clássico entre Goiás e Vila Nova já foi disputado 327 vezes, com 153 vitórias do Goiás, 89 empates e 85 triunfos colorados. O Esmeraldino tem vantagem no histórico, mas vive um incômodo jejum recente: não vence o rival há seis partidas – o último triunfo foi em janeiro de 2023, pelo Goianão.

O encontro mais recente foi em 13 de outubro de 2024, pela Série B do Campeonato Brasileiro, com vitória do Vila Nova por 1 a 0, gol de Gabriel Poveda. O confronto ficou marcado por polêmica na marcação de um pênalti contestado pelo Goiás.

Campanhas no Goianão 2025

O Vila Nova terminou a fase classificatória na liderança, com seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Nas quartas de final, venceu a Jataiense no primeiro jogo e garantiu a classificação com um empate na volta.

Já o Goiás ficou na quarta colocação, com cinco vitórias, três empates e três derrotas. Nas quartas de final, teve dificuldades contra o Crac, empatando as duas partidas e avançando somente nos pênaltis.

Destaques e prováveis escalações

O Goiás tenta resolver os problemas no setor ofensivo. Esli Garcia, que foi decisivo na última partida contra o Crac, pode ganhar nova oportunidade no time titular. Arthur Caíke e Facundo Barceló ainda não estão 100% fisicamente e são dúvidas para a partida.

No Vila Nova, o artilheiro Gabriel Poveda quer manter a boa fase em clássicos, já que seus dois gols na temporada foram justamente contra Goiás e Atlético-GO. Após a lesão do volante Emerson Urso, que rompeu o tendão de Aquiles, Poveda assumiu ainda mais responsabilidade no ataque.

Goiás: Tadeu; Willean Lepo, Luiz Felipe, Messias e Lucas Lovat; Gonzalo Freitas, Juninho, Rafael Gava (Pedrinho) e Vitinho; Esli Garcia e Edu (Arthur Caíke). Técnico: Jair Ventura.

Vila Nova: Halls (Kozlinski); Igor Inocêncio, Walisson Maia, Tiago Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira, Arilson e Diego Torres (Igor Henrique); Júnior Todinho, Gabriel Poveda e Vinicius Paiva. Técnico: Rafael Lacerda.

Arbitragem e transmissão

A partida será transmitida pela TV Brasil Central, e a arbitragem será comandada por Breno Souza, auxiliado por Leone Carvalho e Tiego dos Santos, com Artur Morais no VAR.

Ingressos e torcida única

Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 70, com meia-entrada para torcedores que vestirem a camisa do Goiás. Por medida de segurança, o clássico terá torcida única esmeraldina, seguindo determinação do Ministério Público.

Expectativa para o clássico

O confronto promete ser equilibrado, com o Vila Nova tentando consolidar sua superioridade recente e o Goiás buscando uma reação diante da sua torcida. Além da rivalidade, o jogo vale uma vaga na decisão do Goianão e pode ser um divisor de águas para ambos os times na temporada.

Tags: futebol goiano, clássico goiano, Goiás x Vila Nova, Campeonato Goiano, semifinal estadual, rivalidade