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18 de julho de 2025
EsporteNotíciasÚltimas

Goiás acelera reforma do Autódromo de Goiânia para receber MotoGP: novo asfalto inicia fase decisiva para homologação internacional

Com investimento superior a R$ 55 milhões, Estado avança em reforma estratégica no Autódromo Ayrton Senna. Repavimentação total da pista inicia contagem para vistoria final da FIM e consolida Goiânia como polo da motovelocidade mundial.
Camada asfáltica do Autódromo de Goiânia é trocada para passar por período de cura que deve durar três meses (Wildes Barbosa / O Popular)

A reta final da mais importante intervenção estrutural já realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, está oficialmente em curso. Desde o último dia 23 de junho, o Governo de Goiás deu início à repavimentação completa dos traçados interno e externo da pista, exigência central da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) para que o circuito seja homologado e possa sediar, a partir de 2026, etapas oficiais da MotoGP, principal categoria da motovelocidade mundial.

A nova camada asfáltica é uma das últimas e mais críticas etapas da ampla reforma que o autódromo vem recebendo desde o início do ano. A troca completa do pavimento foi programada estrategicamente como a última frente de trabalho, em razão da necessidade de tráfego intenso de veículos pesados e trabalhadores envolvidos nas demais fases da obra — como as demolições da torre de controle e do centro médico, e as adequações de segurança em áreas de escape, guardrails e barreiras de contenção.

“A pista está extremamente irregular e danificada. Uma repavimentação completa é obrigatória”, destacou em relatório técnico o oficial de segurança da FIM, Tome Alfonso, após vistoria realizada em janeiro deste ano.


Tecnologia e desempenho: o novo asfalto que atenderá padrão MotoGP

Embora o tipo exato de asfalto e seus componentes ainda não tenham sido oficialmente divulgados, fontes ligadas à engenharia da obra indicam que o material utilizado será de alta performance e adaptado ao padrão exigido em circuitos internacionais, com maior resistência térmica, aderência específica para motocicletas de altíssimo desempenho e menor abrasividade.

Após a aplicação, o novo asfalto precisará passar por um período técnico de cura estimado em três meses, necessário para que o pavimento atinja resistência, estabilidade e uniformidade ideais antes da inspeção final.

A expectativa do Governo de Goiás é que a aplicação do novo asfalto seja concluída até o final de agosto, o que permitiria à FIM realizar a nova vistoria até outubro ou, no máximo, novembro. Essa será a etapa definitiva do processo de homologação, que poderá confirmar oficialmente Goiânia no calendário internacional da MotoGP por, pelo menos, cinco temporadas consecutivas a partir de 2026.


Modernização estrutural e protagonismo internacional

O projeto de modernização do Autódromo de Goiânia é tratado como prioridade estratégica pelo Governo de Goiás, que investe R$ 55,3 milhões nas obras. Além do novo asfalto, o circuito passa por transformações estruturais essenciais para atender aos mais altos padrões da FIM e da Dorna Sports, promotora global da MotoGP.

“As obras solicitadas para modernizar a pista funcionarão perfeitamente e melhorarão um ótimo circuito com um ótimo traçado”, reforçou Tome Alfonso, após a inspeção técnica inicial.

Entre os pontos de intervenção já avançados, estão a ampliação e reforço das áreas de segurança, demolição de estruturas obsoletas e preparação para novas instalações operacionais, como centro médico, paddock, boxes, torre de controle e área de imprensa, todos com layout e tecnologia exigidos pelos regulamentos internacionais.


Esporte como vetor de desenvolvimento econômico e turístico

A homologação da MotoGP em Goiânia projeta impacto econômico de centenas de milhões de reais nos próximos anos. A estimativa leva em conta o aumento do fluxo turístico, visibilidade internacional, ocupação da rede hoteleira e geração de empregos diretos e indiretos.

Segundo estudos do Ministério do Esporte, etapas da MotoGP movimentam, em média, mais de R$ 150 milhões por edição nos países anfitriões. Goiânia poderá se tornar, com isso, referência nacional no motociclismo, uma vez que será o único circuito brasileiro homologado pela FIM em condições de sediar a categoria.

Além do fortalecimento da economia local, a vinda da MotoGP representa também um legado em infraestrutura esportiva, formação de pilotos, qualificação profissional e difusão de tecnologia automotiva.


Calendário e próximos passos

Com o cronograma de obras ajustado para encerrar a repavimentação da pista até agosto, o Estado se prepara para receber a inspeção final da FIM até novembro de 2025. A etapa inaugural da MotoGP em Goiânia está prevista para março de 2026, com data exata a ser confirmada pela Dorna Sports.

O contrato firmado prevê cinco anos consecutivos de realização do evento na capital goiana, o que representa um marco histórico para o esporte nacional e projeta Goiás como um dos centros mais relevantes do motociclismo internacional no Hemisfério Sul.

Tags: #MotoGP #Goiás #AutódromoDeGoiânia #InfraestruturaEsportiva #ObrasPúblicas #Motovelocidade #FIM #Esporte #Desenvolvimento