Goiânia moderniza trânsito com mais de 80 pontos de “Direita Livre” e sistemas inteligentes de semáforos
Medida integrada à metronização e sincronização semafórica desafoga cruzamentos, agiliza transporte coletivo e garante segurança de pedestres

A Prefeitura de Goiânia intensificou a modernização do trânsito com a implantação de mais de 80 pontos de “Direita Livre”, que permitem conversão à direita mesmo com o semáforo vermelho, desde que respeitados pedestres e ciclistas. A iniciativa é parte de um pacote de medidas que inclui metronização, sincronização semafórica e readequação de corredores de ônibus, promovendo maior fluidez no tráfego e eficiência para o transporte coletivo.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMT), os cruzamentos contemplados passaram a registrar tempos de espera significativamente menores, evitando filas desnecessárias e reduzindo congestionamentos em horários de pico. Entre os principais pontos de aplicação da Direita Livre estão a Avenida Milão com Rua das Orquídeas, Avenida T-9 com Rua Flemington, Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena, T-4 com Avenida Rui Barbosa, Praça Santos com Avenida C-206, Avenida Portugal com T-8, 3ª Radial com Rua 1015, e Avenida Independência com Avenida Contorno.
A medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 2020, exige sinalização específica e fiscalização constante. Motoristas devem garantir que a conversão não obstrua o cruzamento, enquanto pedestres mantêm prioridade absoluta. Equipes educativas da SMT orientam motoristas e pedestres nos pontos de maior movimento, reforçando a segurança viária e a correta utilização do recurso.
A “Direita Livre” integra um sistema mais amplo de inteligência viária da capital, que inclui:
- Metronização: priorização do transporte coletivo, com redução de até 30% no tempo de viagem dos ônibus;
- Onda Verde: sincronização de semáforos em cinco corredores estratégicos;
- Corredores de ônibus liberados para motos e regramento de carga e descarga em vias urbanas;
- Retirada de semáforos em pontos críticos para otimizar o fluxo de veículos.
O prefeito Sandro Mabel destaca que o conjunto de medidas não apenas melhora a mobilidade, mas também promove maior segurança e conforto para motoristas, passageiros e pedestres. “A integração de tecnologias inteligentes e medidas educativas transforma a experiência no trânsito e fortalece a gestão urbana em Goiânia”, afirmou.
A expectativa da SMT é que, com a continuidade do projeto e a implementação de futuras unidades de prontidão semafórica, a capital registre ainda mais ganhos na redução de congestionamentos e aumento da eficiência no transporte coletivo.
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