22 de julho de 2024
NotíciasÚltimas

A Orquestra Filarmônica realizou uma apresentação exclusiva para indivíduos com Síndrome de Down.

Filarmônica faz concerto especial para pessoas com Síndrome de Down

Na próxima quinta-feira (23/03), a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) irá realizar um concerto especial intitulado “Sentir a Música”, para pessoas com Síndrome de Down. O evento será realizado às 20h, no palco do Centro Cultural da UFG, com entrada gratuita. A OFG contou com o apoio da Associação Down de Goiás e da assessoria do curso de graduação em Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás (UFG) para organizar a apresentação.

Sob a regência da maestra Mariana Menezes, o concerto terá uma abordagem sensorial com música e dança, em que os instrumentos estarão dispostos de forma não-convencional no palco e também fora dele. A apresentação contará com a participação dos bailarinos do Núcleo de Dança da Escola do Futuro de Goiás. Para a maestra, a música é capaz de despertar emoções, sentimentos e possibilita a comunicação.

PROGRAMA DO CONCERTO ESPECIAL

Neste concerto especial para pessoas com Síndrome de Down, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresentará a Sinfonia Singular de Franz Berwald. A obra é singular em diversos aspectos, apresentando apenas três momentos musicais, sendo o segundo um movimento rápido (Scherzo) cercado por dois movimentos lentos. A composição harmônica é deslumbrante e surpreende com combinações sonoras escolhidas pelo compositor, que, como muitos outros gênios da música, foi incompreendido em seu tempo. A OFG é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Secti, e gerida pelo CETT da UFG. O concerto é resultado de uma colaboração entre a OFG, o curso de graduação em Musicoterapia da UFG e a Associação Down de Goiás, e contará com uma apresentação sensorial e dança em conjunto com os bailarinos do Núcleo de Dança da Escola do Futuro de Goiás. A maestra Mariana Menezes destaca que a música é capaz de despertar muitos sentimentos, emoções e também comunica.

Serviço
Assunto: Filarmônica de Goiás faz concerto especial para pessoas com Síndrome de Down
Quando: quinta-feira (23/03), às 20h
Onde: Centro Cultural UFG (CCUFG), Av. Universitária, 1533, Setor Universitário, Goiânia (GO)
Ingresso: Entrada gratuita