12 de setembro de 2024
NotíciasÚltimas

Clientes de um pesque-pague, capturam imagens de uma onça, em Trindade

No vídeo é possível ver a onça “descansando” sob uma estrutura de concreto, e até agora, ela não foi capturada.

Um episódio incomum ocorreu em um pesque-pague localizado no Jardim das Oliveiras, em Trindade, na região Metropolitana de Goiânia. Os serviços de emergência, incluindo o Corpo de Bombeiros e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis ​​(Ibama) de Goiás, foram chamados em ação, mas até o início da tarde desta sexta-feira (8), o felino em questão ainda não havia sido encontrado.

As filmagens, feitas por pessoas que aproveitaram o feriado do Dia da Independência do Brasil, realizado na quinta-feira (7), revelaram uma onça-parda “descansando” sob uma cobertura de concreto. Surpreendentemente, o animal parecia tranquilo e não declarado preocupado com os clientes do estabelecimento, permanecendo no local até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Quando a equipe de bombeiros chegou para resgatar a uma vez, conseguiu escapar. Diante dessa situação, o Ibama foi acionado e procedeu com a instalação de câmeras de imagens térmicas e armadilhas na tentativa de capturar o felino. A intenção é determinar se uma vez estava apenas de passagem pela região ou se residia nas proximidades do pesque-pague.

Conforme explicado pelo biólogo Edson Abrão, trata-se de um puma, conhecido em Goiás como onça-parda. Apesar de sua aparente calma nas imagens, ele ressalta que é um animal agitado e carnívoro, que se alimenta principalmente de animais de pequeno porte.

Edson enfatiza a singularidade desse registro, já que o animal está em perigo de extinção no país. Ele destaca que a onça-parda é frequentemente morta por fazendeiros para proteger seus rebanhos, especialmente ovelhas e bovinos, e também por produtores de aves para proteger suas produções.