12 de julho de 2024
EsporteNotíciasÚltimas

Campeonato Goiano 2024: Confira as datas de início e término, o formato de disputa e os times participantes.

Nesta terça-feira (14), ocorre o Conselho Técnico do próximo Campeonato Estadual, que contará com um total de 17 datas.
Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2024 (Diomício Gomes / O Popular)

O Campeonato Goiano 2024 manterá a mesma fórmula de disputa adotada em 2023. O torneio tem seu início programado para o dia 17 de janeiro, com a final prevista para 7 de abril. O Conselho Técnico da competição ocorreu nesta terça-feira (14), com representantes dos 12 clubes participantes.

O calendário do Goianão 2024 contará com um total de 17 datas, uma a mais do que o padrão estabelecido pelo calendário base do futebol brasileiro para os Estaduais. Enquanto a previsão nacional aponta o início dessas competições para 21 de janeiro, o Goianão antecipa um pouco. A tabela completa ainda será divulgada.

A 81ª edição do torneio contará com a participação de 12 equipes, sendo Goiatuba e Jataiense as novidades, como campeão e vice, respectivamente, da Divisão de Acesso 2023. Os outros clubes confirmados são: Anápolis, Aparecidense, Atlético, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Morrinhos e Vila Nova.

Na primeira fase, todas as equipes se enfrentarão em turno único, e a classificação será determinada por pontos corridos. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Divisão de Acesso. Devido ao formato de turno único na fase inicial, as equipes terão distribuição diferente de jogos em casa e fora. Os seis melhores colocados do Estadual de 2023 farão seis partidas como mandantes e cinco como visitantes, enquanto os demais realizarão o oposto.

Assim, Atlético-GO, Goiás, Aparecidense, Anápolis, Crac e Vila Nova terão seis jogos em casa e cinco fora na primeira fase, enquanto Goianésia, Goiânia, Morrinhos, Iporá, Goiatuba e Jataiense realizarão cinco partidas como mandantes e seis como visitantes na fase de classificação.

Goianão 2024: veja datas de início e da final, fórmula de disputa e participantes.