Avião experimental cai sobre casa em Goiânia e deixa piloto ferido; FAB apura causas do acidente
Monomotor modelo Seamax M-22 caiu em residência no Setor Santos Dumont; piloto de 71 anos foi resgatado com ferimentos e encaminhado ao Hugol. FAB e Bombeiros investigam vazamento de combustível e possíveis falhas mecânicas.
Um avião de pequeno porte modelo Seamax M-22 caiu, no início da tarde desta segunda-feira (13), sobre uma residência localizada na Rua 24, no Setor Santos Dumont, região noroeste de Goiânia. O piloto, de 71 anos, único ocupante da aeronave, foi resgatado com ferimentos e encaminhado consciente ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, o monomotor estava vazando combustível no momento da chegada das equipes, o que exigiu isolamento imediato da área devido ao risco de incêndio. O acidente provocou danos estruturais significativos na casa atingida, mas não havia moradores no cômodo atingido, evitando uma tragédia maior.
Socorro rápido e relatos de moradores
O morador Gedean Martins Rodrigues, que vive em frente à residência atingida, contou que o avião deu voltas sobre o bairro antes de cair. Ele relatou que ouviu um barulho intenso e correu para o local.
“Desliguei o padrão de energia e senti um forte cheiro de gasolina. O piloto já estava fora da aeronave, com um corte na cabeça e outro na mão. A dona da casa estava em estado de choque, mas sem ferimentos graves”, relatou.
De acordo com o tenente Dovernice Machado, dos Bombeiros, o piloto apresentava corte profundo na cabeça e escoriações pelo corpo. Ele foi imobilizado e levado ao Hugol. A corporação informou que o combustível do avião estava sendo drenado de forma controlada para evitar explosões.
Aeronave experimental e investigação
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que a aeronave, fabricada em 2008, é um modelo Seamax M-22, classificado como experimental, com capacidade para dois ocupantes. Esse tipo de aeronave não pode ser utilizado para transporte comercial ou táxi aéreo.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), confirmou o início dos procedimentos de investigação. Técnicos especializados farão a coleta de dados, análise de destroços, avaliação dos danos e inspeção de registros de manutenção da aeronave.
“Durante a ação inicial, os profissionais aplicam técnicas específicas para coleta de informações, preservação de elementos e verificação dos danos causados pela aeronave”, informou o Cenipa em nota.
Risco evitado e causas em apuração
O local do impacto fica em uma área residencial de média densidade, cercada por casas térreas e pequenos comércios. O fato de o piloto conseguir manter o controle parcial do avião até o impacto, evitando áreas de maior concentração de pessoas, foi considerado um fator que minimizou o número de vítimas.
As causas da queda ainda não foram determinadas, mas moradores afirmaram ter ouvido o motor falhar antes da colisão. A Polícia Científica de Goiás também esteve no local para auxiliar nos levantamentos periciais.
O caso segue sob análise do Cenipa, que deverá emitir relatório técnico preliminar nas próximas semanas.
Nota da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (GO).
Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe a investigação
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.
Prazo para conclusão
A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade. O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica — CBA).
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