Autoridades de saúde do estado emitem alerta sobre tentativas de golpes direcionados a familiares de pacientes.
É importante que a população esteja atenta, pois, visando dar credibilidade ao contato, os criminosos utilizam a foto de um médico que morreu há dois anos, vítima de Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) está emitindo um alerta à população e aos profissionais da área da saúde sobre a recorrência de um golpe. Este golpe, conhecido como “golpe da regulação”, segue um padrão em duas fases.
Inicialmente, os golpistas entram em contato com unidades de saúde, se passando por membros da Central de Regulação, e conseguem acesso a informações de pacientes que aguardam procedimentos médicos nessas unidades.
Na segunda fase, munidos desses dados, eles entram em contato com os familiares dos pacientes e alteram o enfoque. Agindo como médicos ou funcionários hospitalares, eles solicitam pagamentos para cobrir despesas com exames, materiais ou medicamentos.
Os familiares, pensando estar em diálogo com profissionais do hospital, acabam repassando dinheiro para esses golpistas.
Este golpe ganha credibilidade através do uso de uma foto de um médico que faleceu há dois anos em decorrência da Covid-19.
Este alerta foi distribuído para todas as unidades de saúde da rede estadual e é direcionado tanto aos familiares de pacientes internados ou à espera de exames quanto aos profissionais da saúde. Estes últimos não devem compartilhar informações sobre pacientes a menos que o façam através dos canais oficiais da Secretaria.
A SES-GO reforça a gratuidade do atendimento na rede estadual, que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e enfatiza que não faz solicitações financeiras aos familiares.