28 de abril de 2025
EsporteNotíciasÚltimas

Anápolis Faz História e Supera o Atlético-GO para Garantir Vaga na Final do Goianão 2025

Com uma virada emocionante e gol decisivo de Fábio, o Tricolor volta a disputar a final do Campeonato Goiano após quase 10 anos. Agora, espera seu adversário, que será definido no confronto entre Goiás e Vila Nova.

Anápolis protagonizou um espetáculo de futebol neste sábado (15), no Estádio Jonas Duarte, ao derrotar o Atlético-GO por 3 a 2, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Goiano 2025. Com a vitória, o Tricolor garantiu sua vaga na final estadual, retornando à decisão após quase uma década de espera. O time agora aguarda o vencedor do confronto entre Goiás e Vila Nova, que acontece neste domingo (16), para saber quem será seu adversário na luta pelo título.

Com um agregado de 5 a 4, o Anápolis se classificou de maneira dramática após empatar em 2 a 2 no primeiro jogo da semifinal, na casa do adversário. O confronto de volta foi marcado por reviravoltas e muita emoção, com o Tricolor conseguindo uma virada crucial que selou a vitória histórica.

A Tradição do Anápolis no Goianão

O Anápolis é um clube tradicional no futebol goiano e, em 1965, conquistou o primeiro título estadual de sua história, tornando-se o primeiro time do interior a alcançar tal feito. Agora, 60 anos depois, o Tricolor tem a chance de faturar seu segundo troféu do Campeonato Goiano. Além da vaga na final, o clube já garantiu o título simbólico de “Campeão do Interior” nesta edição do torneio, que vem com uma premiação de R$ 200 mil.

Essa premiação foi conquistada de forma antecipada, já que, caso o Anápolis fosse eliminado pelo Atlético-GO, o título de campeão do interior seria decidido em uma série entre o time de Anápolis e o Crac, de Catalão.

Atlético-GO e o Fim do Sonho do Tetracampeonato

A eliminação do Atlético-GO no Goianão é um golpe duro para a equipe, que sonhava com o inédito tetracampeonato estadual. O time, que vinha de três títulos consecutivos nas edições de 2022, 2023 e 2024, viu seu sonho se desvanecer logo na semifinal desta temporada. A derrota também significa o fim da sequência de vitórias sob o comando do técnico Cláudio Tencati, que estreou à frente do time na busca pela continuação do sucesso no campeonato estadual.

A eliminação foi a segunda em menos de uma semana para o Atlético-GO. Na quarta-feira (12), o Dragão foi derrotado pelo Retrô-PE nos pênaltis, na 2ª fase da Copa do Brasil, o que enfraqueceu ainda mais o moral da equipe, que agora terá que se concentrar na Série B do Campeonato Brasileiro, onde estreará em três semanas.

A Emoção da Partida e as Reviravoltas

O jogo de volta foi um espetáculo à parte. O Anápolis começou com tudo, abrindo o placar aos 7 minutos com Ariel, que aproveitou uma sobra após um rebote na defesa do goleiro Anderson. O Atlético-GO não demorou a reagir e empatou aos 18 minutos com William Pottker, que finalizou com precisão após um cruzamento da direita.

A virada atleticana veio aos 25 minutos, quando Pedro Henrique marcou de cabeça após cobrança de falta, colocando o Dragão na frente por 2 a 1. O Anápolis, porém, não se abateu e seguiu em busca da reação.

Aos 12 minutos do segundo tempo, o Anápolis teve um pênalti a seu favor, após uma falta de William Maranhão em Samuel Michels. Igor Cássio, artilheiro da competição, converteu com categoria, empatando a partida em 2 a 2. Mas o melhor estava por vir: aos 16 minutos, Fábio, lateral-direito do Anápolis, acertou um chutaço de canhota no canto esquerdo de Anderson, colocando o Tricolor à frente por 3 a 2, resultado que se manteve até o apito final.

O Atlético-GO tentou de todas as formas, mas o máximo que conseguiu foi uma tentativa de Marcelinho aos 31 minutos, que raspou a trave. O Anápolis, bem postado defensivamente, garantiu a vaga na final com mais uma defesa importante no último minuto.

Ficha Técnica da Partida:

Jogo: Anápolis 3 x 2 Atlético-GO
Data: 15/03/2025 (Sábado)
Local: Estádio Jonas Duarte, Anápolis (GO)

Árbitro: Jefferson Ferreira
Assistentes: Hugo Corrêa e Igor Alves
VAR: Caio Max Augusto Vieira

Atlético-GO: Anderson; Raí Ramos, Alix Vinícius, Pedro Henrique e Guilherme Romão; William Maranhão (Sandro Lima), Rhaldney e Shaylon (Kauan); William Pottker (Alejo Cruz), Caio Dantas (Raí) e Marcelinho (Federico Martínez). Técnico: Cláudio Tencati.

Anápolis: Paulo Henrique; Fábio, André, Igor Souza (Renan) e Caxambu; João Afonso, Samuel Michels (Pedro Thomaz) e Ariel; Matheus Lagoa (Rubinho), Igor Cássio (Marcão) e Kadu (Pepê). Técnico: Ângelo Luiz.

Gols: Ariel (7’/1ºT), William Pottker (18’/1ºT), Pedro Henrique (25’/1ºT), Igor Cássio (12’/2ºT, de pênalti), Fábio (16’/2ºT).

Público: 6.249 pagantes, 6.380 presentes
Renda: R$ 230.810,00

Tags: #Goianão2025 #Anápolis #AtléticoGO #FutebolGoiano #Semifinal #História #Futebol #Esporte