8 de setembro de 2024
EducaçãoNotíciasÚltimas

Aberto o Processo seletivo para a formação de cadastro reserva no programa “Aprendiz do Futuro”

Até o dia 25 de agosto, jovens em situação de vulnerabilidade social têm a oportunidade de realizar inscrição. O processo seletivo é direcionado para participar do programa “Aprendiz do Futuro”.

(Foto: Wagnas Cabral)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) deu início hoje, 24 de julho, às inscrições para o processo seletivo do cadastro reserva do programa “Aprendiz do Futuro”. Os interessados ​​têm até o dia 25 de agosto para confirmar suas inscrições.

Podem participar do programa adolescentes que completam 14 anos 2023 e são menores de 16 anos, desde que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social. É necessário que suas famílias estejam inscritas no Cadastro Único, sejam estudantes de escolas públicas ou beneficiários com 100% de bolsa em escolas particulares, além de terem uma renda familiar de até dois intervalos mínimos.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do programa (aprendizdofuturo.org.br), e o edital completo com todas as informações está disponível para consulta no site da Seds (social.go.gov.br).

O programa “Aprender do Futuro” também contempla adolescentes pertencentes a etnias tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos ou afrodescendentes. Além disso, jovens de famílias com mulheres vítimas de violência doméstica também são elegíveis para participar.

Os selecionados no processo seletivo escolheram um salário de R$ 619,99, além de férias, 13º salário, vale-alimentação no valor de R$ 150, seguro de vida, uniforme, crachá e vale-transporte. O processo seletivo também reserva uma cota de 5% a 10% para pessoas com deficiência, sem limite de idade. O resultado da seleção será divulgado no site da Seds e nas redes sociais da secretaria.

O “Aprender do Futuro” é uma importante iniciativa do Governo de Goiás, operacionalizada pela Seds por meio do programa Goiás Social. Trata-se do maior programa de socioaprendizagem do Brasil e do mundo, com foco em tecnologia, preparação para o mercado de trabalho, alto desempenho e impacto social positivo na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, o programa conta com 6.079 adolescentes presentes em 246 municípios.