20 de julho de 2024
LazerNotíciasReligiãoÚltimas

A temporada das cavalhadas de 2023 tem início neste fim de semana em Goiás.

CAVALHADAS É A REPRESENTAÇÃO DAS BATALHAS ENTRE MOUROS E CRISTÃOS NA PENÍNSULA IBÉRICA E QUE A LUTA TERÁ TEM INÍCIO NESTE FIM DE SEMANA, EM GOIÁS.

Quatro cidades do estado de Goiás darão início, neste fim de semana, ao Circuito de Cavalhadas 2023, promovido pelo Governo de Goiás em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Goiás Social. O objetivo é preservar as tradições goianas, divulgar as manifestações culturais locais e o turismo e a economia dos municípios participantes.

As cidades envolvidas no evento são Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis, cada uma com suas particularidades. Todas as festividades têm entrada gratuita. Santa Cruz abre a programação neste sábado e domingo (27 e 28/05), no Centro Cultural Tio Negrinho. Documentos históricos mostram que o município realiza as Cavalhadas desde 1816, possuindo mais de 200 anos de tradição em Goiás.

Em Posse, nos mesmos dias 27 e 28, as Cavalhadas fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo, que completa 102 anos. Diferentemente das outras cidades goianas, em Posse as Cavalhadas são realizadas à noite. Elas retratam o rapto da rainha cristã pelo rei mouro, sendo posteriormente combatido e derrotado pelo rei cristão, simbolizando a vitória do cristianismo sobre o paganismo.

Já em Jaraguá, a festa ocorre de 27 a 29 de maio, no Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira. Em Pirenópolis, acontece nos dias 28, 29 e 30, no Campo das Cavalhadas, localizado na Avenida Benjamim Constant.

No total, o Circuito das Cavalhadas 2023 abrange 13 municípios, incluindo além dos já mencionados, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, Niquelândia e Silvânia, que também estão comprando investimentos e ações para se prepararem para o circuito do próximo ano.

Neste ano, foram destinados R$ 3 milhões em recursos estaduais para auxiliar na realização das festas nestas cidades. Os recursos foram utilizados para a aquisição de indumentárias para os cavaleiros, acessórios para os eventos, entre outros custos.

As Cavalhadas representam as batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica, ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e ricamente ornamentada. Além disso, a festa conta com a presença dos Mascarados, personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo, animando a festividade. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos saem vitoriosos, convertendo os mouros ao cristianismo.

Cavalhadas é a representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica (Foto: Secult)

PROGRAMAÇÃO

Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás

Data: 27 a 28/05

Local: Centro Cultural Tio Negrinho, Centro, Santa Cruz de Goiás (GO)

Horário: 15 horas

Cavalhadas de Posse

27/05: Carreata Mascarados – Percorrerá toda a cidade

27/05: Drama após a Missa – Praça Mãe Loló

28/05: Corrida Cavalhada, 15 horas – Parque Agropecuário Tranquilino Brasil, Posse (GO)

Cavalhadas de Jaraguá

27/05: Entrada da Rainha, 15 horas –  Saindo da Av. JK até a Igreja do Rosário

28/05: Cavalhadas, 14 horas

29/05: Cavalhadas, 14 horas

Local: Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira, Jaraguá (GO)

Cavalhadas de Pirenópolis

Data: 28, 29 e 30/05

Horário: 13 horas

Local: Campo das Cavalhadas – Av. Benjamim Constant, Pirenópolis (GO)