21 de novembro de 2024
NotíciasSaúdeÚltimas

A Defesa Civil de Goiânia está realizando o acompanhamento e a vigilância de regiões consideradas de risco.

Equipe já percorreu quatro bairros e o trabalho prossegue em outras regiões.

Equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás estão realizando vistorias em áreas de risco em Goiânia, em uma ação conjunta com a Coordenação de Proteção e Defesa Civil da cidade. Os bairros Vila Bandeirantes, Jardim Novo Mundo II, Conjunto Caiçara e Vila Monticelli já foram alvo desse trabalho.

Durante as visitas, os profissionais não apenas operaram os locais de risco potencial, mas também dialogaram com os moradores para melhorar o tempo de resposta em situações de emergência. O capitão Jonathan, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, destaca a relevância desse esforço colaborativo.

“A parceria de integração com a Defesa Civil Municipal é fundamental. Analisamos as ações de resposta imediata e orientamos as equipes sobre as características específicas de cada região, agilizamos as operações e garantimos a segurança tanto das equipes quanto da população”, afirma.

Além das vistorias em áreas de risco, a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros atua com um sistema de monitoramento de riscos meteorológicos e verificação de barragens em todo o estado de Goiás. O Comando de Operações de Defesa Civil (Codec) da corporação conta com uma sala de situação composta por especialistas, pronto para identificar e mapear os principais riscos, contribuindo para decisões mais precisas em ações preventivas e contingenciadoras.

O capitão destacou a continuidade do trabalho de visitas em todas as áreas de risco em Goiânia, enfatizando a importância de orientar a população sobre procedimentos em situações de risco, como intensificação das chuvas. Ele destaca a integração com a Defesa Civil Municipal como um fator crucial para a eficácia dessas ações, garantindo uma redução significativa no tempo de resposta e um mapeamento abrangente das áreas de risco na cidade. “Essas ações precisam ser cuidadosamente planejadas, para que, no momento do acionamento, todos estejam bem informados e preparados para agir da melhor maneira possível”, conclui.