8 de dezembro de 2025
AgronegócioNegóciosSaúdeÚltimas

Pecuaristas em Goiás têm até Sexta-feira para Vacinar Rebanhos Contra Raiva dos Herbívoros

Certifique-se de garantir a proteção de seus animais dentro desse prazo.
Criadores que deixarem de comprar/vacinar de raiva até da 15 de dezembro e/ou não fizerem a declaração até dia 30 dezembro estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está concluindo a segunda etapa do calendário vacinal contra a raiva em herbívoros em 119 municípios goianos considerados de alto risco. A data limite para a vacinação, segundo a Instrução Normativa 07/2023, é até a próxima sexta-feira, 15 de dezembro. A regulamentação foi emitida em complemento à portaria nº 483, de 20 de outubro de 2023.

Os pecuaristas dessas regiões devem se atentar ao cronograma vacinal estabelecido, que inclui animais de até 12 meses das espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina. Desde o início de novembro, a campanha visa proteger os rebanhos dessas localidades contra a raiva, uma medida essencial para a saúde e segurança animal.

Para assegurar a eficácia da vacinação e a comprovação do saldo de rebanho nas propriedades rurais, é obrigatório que os produtores utilizem o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). O acesso ao Sidago é exclusivo para o titular da propriedade rural, sendo necessário o uso de login e senha específicos.

Rafael Costa Vieira, gerente de sanidade animal, enfatiza a importância do cumprimento das obrigações dentro dos prazos estabelecidos. Os criadores que deixarem de vacinar até 15 de dezembro e/ou não realizarem a declaração até 30 de dezembro estarão sujeitos a penalidades legais.

“Os produtores inadimplentes podem enfrentar multas de R$ 300 por propriedade pela não entrega da declaração e de R$ 7 por cabeça de animal não vacinado”, alerta Vieira.

Com o encerramento da vacinação nesta sexta-feira, os pecuaristas em situação irregular serão autuados e, adicionalmente, terão que realizar a vacinação assistida por veterinários da Agrodefesa. Essa medida visa garantir a saúde e a segurança dos rebanhos, bem como o cumprimento das normativas sanitárias estabelecidas pelo órgão.

Marcus

Sobre nós Somos o portal de notícias referência em Goiás, dedicados exclusivamente a trazer as últimas informações e os fatos mais relevantes que impactam o nosso estado. Com uma equipe comprometida e apaixonada por Goiás, estamos sempre na linha de frente, capturando cada detalhe das ocorrências, eventos e novidades que fazem a diferença na vida dos goianos. Nosso compromisso é levar até você notícias com precisão, agilidade e responsabilidade, seja nas coberturas de última hora ou nas reportagens mais aprofundadas. Valorizamos o jornalismo ético e transparente, e nosso objetivo é manter você bem informado sobre tudo o que acontece em Goiás, de norte a sul. Conecte-se Conosco Para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo em tempo real. Basta clicar nos links abaixo e se juntar à nossa Rede: TikTok: https://tiktok.com/goianiaurgenteoficial Instagram: https://www.instagram.com/goianiaurgenteoficial Youtube: https://www.youtube.com/@goianiaurgente