Retiro espiritual dos Legendários é interrompido por ataque de abelhas em Caldas Novas
Organizadores de encontro masculino relatam correria e dezenas de picadas; oito participantes exigiram atendimento médico especializado

Um retiro espiritual masculino do grupo Legendários foi interrompido por um ataque de abelhas na tarde desta sexta-feira (15), em Caldas Novas, região sul de Goiás. De acordo com a Prefeitura, dezenas de participantes foram atingidos pelas ferroadas, e 15 apresentaram quadro de maior gravidade, sendo que oito necessitaram de internação hospitalar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuou de imediato, contando também com a colaboração de três médicos que já estavam presentes no local do encontro religioso. As vítimas receberam os primeiros cuidados ainda no espaço do evento e, em seguida, foram distribuídas entre unidades de saúde do município. Cinco foram encaminhadas à UPA de Caldas Novas, enquanto outras três deram entrada no Hospital Nossa Senhora Aparecida.
Segundo informações oficiais, os pacientes atendidos na UPA já receberam alta. O estado de saúde dos internados no hospital particular não foi atualizado até o momento.
O encontro do grupo Legendários, que reúne homens em jornadas de reflexão e espiritualidade, ocorre anualmente e, nesta edição, está programado para acontecer entre os dias 13 e 16 de agosto. O incidente não interrompeu integralmente as atividades, mas exigiu readequações emergenciais na programação para garantir a segurança dos participantes.
As autoridades de saúde locais orientam que episódios de ataque de abelhas exigem atenção médica imediata, principalmente quando há múltiplas picadas, pelo risco de reações alérgicas graves e comprometimento das vias respiratórias.
Nota de esclarecimento
1) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu, no final da tarde desta sexta-feira, 15, vítimas de um ataque de abelhas. Todos participavam do evento ‘Legendários’, um retiro espiritual para homens que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto em Caldas Novas.
2) Dezenas de pessoas foram ‘picadas’ pelo enxame, mas oito vítimas – com algum tipo de gravidade – tiveram que ser removidas para Unidades de Saúde da cidade, sendo cinco para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e três para o Hospital NS Aparecida, para receber tratamento adequado.
3) De acordo ainda com o SAMU, haviam três médicos no local, que ajudaram as equipes no atendimento às vítimas.
4) Sete pacientes deram entrada na UPA e até o início da noite todos receberam alta médica após serem medicados, inclusive o paciente que ficou por mais tempo na emergência em uso de oxigênio por catéter.
5) Não foi possível obter informações das vítimas encaminhadas para o hospital particular.
Nos colocamos à disposição para qualquer outro esclarecimento.
Secretaria de Comunicação Governo de Caldas Novas
Tags: #CaldasNovas #Saúde #Segurança #RetiroEspiritual #Legendários #Goiás

