Vila Nova Cai para o Guarani e Perde Oportunidade de Retorno ao G4 da Série B
Equipe colorada amarga derrota para o lanterna Guarani, em Campinas, e acumula cinco jogos sem vitória na competição.
Na noite desta segunda-feira (12), o Vila Nova foi derrotado por 2 a 0 pelo Guarani no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A derrota representou um duro golpe para as aspirações do time goiano, que caiu para a sexta posição e viu seu jejum de vitórias se estender para cinco partidas consecutivas.
Domínio do Guarani e Inoperância do Vila Nova
Apesar de um início promissor em termos de posse de bola, o Vila Nova foi incapaz de transformar o controle da partida em chances concretas de gol. O Guarani, por outro lado, mostrou-se mais perigoso desde os primeiros minutos, forçando o goleiro Dênis Júnior a trabalhar em defesas difíceis. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Douglas aproveitou uma cobrança de falta de Airton e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar para o time da casa.
O primeiro gol veio em um momento inusitado: Caio Dantas, atacante do Guarani e ex-jogador do Vila Nova, estava fora de campo para trocar de chuteira, deixando seu time temporariamente com um jogador a menos. Mesmo assim, o Bugre levou a melhor na jogada aérea, refletindo a fragilidade defensiva do Vila Nova.
A situação do time goiano se complicou ainda mais aos 40 minutos, quando Quintero cometeu um pênalti ao derrubar Airton na área. Dênis Júnior brilhou ao defender a cobrança de Caio Dantas, mas o Guarani não demorou a ampliar a vantagem. Aos 47 minutos, Airton, que já havia dado a assistência no primeiro gol, fez uma bela jogada individual e marcou o segundo gol da partida, encerrando o primeiro tempo com o placar de 2 a 0.
Reação no Segundo Tempo
O Vila Nova voltou para o segundo tempo com a expectativa de uma reação, mas o Guarani continuou dominando as ações. O Tigre até teve um gol anulado aos 10 minutos, quando João Lucas desviou para as redes em posição de impedimento. Contudo, a equipe goiana pouco fez para ameaçar o adversário.
As tentativas esporádicas do Vila Nova de chegar ao gol adversário foram facilmente neutralizadas pela defesa do Guarani, que manteve a vantagem até o apito final. Com o resultado, o time de Campinas saiu da lanterna do campeonato, enquanto o Vila Nova vê sua vaga no G4 cada vez mais ameaçada, especialmente com o confronto direto contra o Sport se aproximando.
Próximos Desafios
A derrota coloca o Vila Nova em uma situação delicada, caindo para a sexta colocação com 31 pontos, e pressionado a voltar a vencer para não perder contato com os líderes da Série B. Na próxima sexta-feira (16), o time goiano enfrentará o Sport no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, em um confronto direto na luta pelo acesso.
Já o Guarani, com a vitória, chegou aos 14 pontos e continua na zona de rebaixamento, mas agora com um ânimo renovado para tentar sair da situação complicada em que se encontra. O próximo desafio do Bugre será contra a Chapecoense, também na luta para evitar a queda para a Série C.
Tags: Vila Nova, Guarani, Série B, Campeonato Brasileiro, Futebol Goiano, Estádio Brinco de Ouro