5 de dezembro de 2025
NegóciosNotíciasÚltimas

A Suprema Corte brasileira (STF) concedeu autorização para que a extração de amianto em Minaçu possa ser retomada, com o objetivo de ser exportado para outros países.

Sama volta a lucrar depois de retomar produção e vendas - Empreender em  Goiás

Após cinco anos de disputa judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a retomada da extração do amianto crisotila em Minaçu, no norte de Goiás, apenas para exportação. A Eternit, responsável pela Sama, empresa que explora o mineral na cidade, divulgou uma nota aos investidores informando que seguirá com sua operação baseada na lei estadual. A extração do amianto foi proibida no Brasil em 2017 por conter substância cancerígena, mas a lei estadual de 2019 autorizou a retomada para exportação. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a exploração em novembro de 2022, mas o STF cassou a decisão do STJ e suspendeu o andamento do processo até o julgamento final do assunto pelos ministros. A data dessa avaliação ainda não foi definida.

Marcus

Sobre nós Somos o portal de notícias referência em Goiás, dedicados exclusivamente a trazer as últimas informações e os fatos mais relevantes que impactam o nosso estado. Com uma equipe comprometida e apaixonada por Goiás, estamos sempre na linha de frente, capturando cada detalhe das ocorrências, eventos e novidades que fazem a diferença na vida dos goianos. Nosso compromisso é levar até você notícias com precisão, agilidade e responsabilidade, seja nas coberturas de última hora ou nas reportagens mais aprofundadas. Valorizamos o jornalismo ético e transparente, e nosso objetivo é manter você bem informado sobre tudo o que acontece em Goiás, de norte a sul. Conecte-se Conosco Para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo em tempo real. Basta clicar nos links abaixo e se juntar à nossa Rede: TikTok: https://tiktok.com/goianiaurgenteoficial Instagram: https://www.instagram.com/goianiaurgenteoficial Youtube: https://www.youtube.com/@goianiaurgente