Projeto de Integração Profissional para Estudantes: Uma Iniciativa de Policarpo Aprovada pelo Plenário
Proposta sugerida por estudantes visa aproximar alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino da realidade das profissões, contribuindo para uma escolha profissional mais consciente.
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei (PL 267/2022) proposto pelo vereador GCM Romário Policarpo (PRD), que visa incentivar o Poder Executivo a instituir um programa de integração dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino com a realidade das profissões.
A proposta, sugerida por estudantes durante o Projeto Politizar em 2022, tem como objetivo principal aproximar os estudantes do contexto profissional, possibilitando uma escolha mais consciente e informada sobre suas futuras carreiras.
Os alunos Arthur Marques Franco (Escola Estadual Amália Hermano Teixeira), Esther Nilo de Santana Castro, Brenda Daniella Bergamaschi Souza e Ana Julia Costa Lima (todos do Colégio Fractal) foram os responsáveis por apresentar a sugestão durante o Projeto Politizar, uma iniciativa de parceria entre a Câmara de Goiânia e a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Conforme o projeto aprovado, caberá às escolas definir atividades específicas e convidar profissionais de diversas áreas para promover a integração com os alunos durante uma semana por ano. Essa imersão na realidade das profissões visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla sobre as áreas de atuação e os desafios de cada carreira.
O Presidente da Câmara de Goiânia Romário Policarpo ressalta a importância da iniciativa, destacando que muitos jovens enfrentam dificuldades na escolha profissional devido à falta de conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação. Ele acredita que o projeto pode contribuir significativamente para reduzir os índices de desistência e troca de cursos nas universidades, possibilitando aos estudantes uma trajetória acadêmica e profissional mais assertiva.
Agora, o projeto segue para análise do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade)