Número de Autuações por Veículos em Faixa de Ônibus Atinge Recorde em Goiânia
Secretaria de Mobilidade revela aumento significativo nas infrações em faixas exclusivas.

A prefeitura de Goiânia divulgou nesta segunda-feira (8) um alarmante aumento no número de autuações relacionadas ao tráfego de veículos não autorizados pela faixa exclusiva para ônibus. Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Mobilidade, em 2023 foram registradas 78.570 autuações por essa infração, representando um aumento significativo em relação aos anos anteriores.
O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, destacou a gravidade da situação, revelando que apenas nos três primeiros meses deste ano já foram contabilizadas 26.908 infrações, colocando essa transgressão em segundo lugar no ranking de autuações na capital, perdendo apenas para o excesso de velocidade.
Em comparação com 2022, quando foram registradas 94.312 infrações, houve uma queda de 16,7% no número de autuações em 2023, todas por meio de equipamentos eletrônicos. É importante ressaltar que as faixas exclusivas foram implementadas em 2012, visando melhorar a fluidez do tráfego na cidade.
De acordo com dados da prefeitura, no corredor da Avenida T-63, a fluidez aumentou entre 14% e 26% nos horários de pico desde a implementação das faixas exclusivas. Além disso, informações da Delegacia de Crimes de Trânsito indicam uma redução significativa no número de mortes relacionadas ao trânsito, passando de 275 em 2013 para 221 em 2015.
O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) estabelece que o condutor de veículo não autorizado que trafegar nas faixas exclusivas para ônibus comete uma infração gravíssima, sujeita a multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação. Diante desse cenário, o secretário Torrubia expressou sua preocupação com o aumento das infrações e reforçou a importância da conscientização dos motoristas para a segurança no trânsito.
Tags: Trânsito, Faixa Exclusiva, Infrações, Mobilidade Urbana, Segurança Viária.