Mobilidade com Consciência: Sandro Mabel lidera passeio motociclístico e apresenta resultados do “Nova Mobilidade” em Goiânia
Prefeito participa de evento do Maio Amarelo e destaca impacto positivo de medidas como corredores para motociclistas, modernização semafórica e desobstrução de vias; fluidez no trânsito melhora em até 30%

Em meio à campanha Maio Amarelo, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou neste sábado (18) da 5ª edição do passeio motociclístico que mobilizou dezenas de motociclistas em um trajeto simbólico pela cidade. A ação integra a agenda da campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito e foi promovida pela Secretaria Municipal de Engenharia de Tráfego (SET), com largada no Setor Alto da Glória.
Mais que simbólico, o passeio reforçou o eixo central da política de mobilidade da capital: a convivência segura entre todos os modais, com ênfase na valorização dos motociclistas como agentes legítimos da mobilidade urbana.
“O trânsito precisa ser lugar de paz e respeito. Não se trata apenas de asfalto, mas de vidas. E o Maio Amarelo tem exatamente esse papel: nos lembrar que toda escolha no trânsito pode salvar — ou tirar — vidas”, afirmou Sandro Mabel em entrevista ao final do trajeto.
Iniciativas que mudam a rotina da cidade
Durante o evento, o prefeito detalhou os resultados das ações implementadas em sua gestão por meio do Programa Nova Mobilidade, que articula educação, infraestrutura e tecnologia. Entre os destaques, está a liberação controlada de faixas exclusivas de ônibus para motociclistas em determinados corredores.
Segundo a SET, desde a adoção da medida, não houve registro de acidentes entre motociclistas e coletivos, o que fortalece a convicção de que a iniciativa contribui tanto para a segurança quanto para a fluidez no tráfego.
O secretário da pasta, Tarcísio Abreu, frisou a relevância do projeto:
“As faixas exclusivas permitiram retirar as motos do meio dos carros, onde o risco de colisões é maior. Nos corredores, os motociclistas têm mais previsibilidade e segurança”, afirmou.
Impactos concretos na fluidez e segurança
As intervenções urbanas já impactam positivamente a mobilidade em Goiânia. A média de fluidez nos principais corredores aumentou em até 30%, segundo dados da SET. No eixo Castelo Branco/Mutirão, por exemplo, a velocidade média nos horários de pico saltou de 16,4 km/h para 21,3 km/h após sincronização semafórica e readequação da faixa viária.
Além da fluidez, o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais reorganizou 300 km de malha viária, priorizando o transporte coletivo e compartilhado. Também foram realizadas ações de engenharia como implantação de terceiras faixas, direitas livres e revisão de sinalização.
Vozes das ruas: motociclistas aprovam
Com mais de quatro décadas em cima de uma moto, o motociclista Antônio Feitosa Neto, de 55 anos, avaliou as mudanças:
“O motociclista era marginalizado, mas é um trabalhador. As melhorias têm sido visíveis e a prefeitura tem valorizado quem vive sobre duas rodas. Hoje há mais respeito e menos risco”, afirmou.
Educação no centro da mudança
A campanha Maio Amarelo em Goiânia, lançada no último dia 6, propõe um pacto de respeito mútuo entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Para Sandro Mabel, a pacificação do trânsito passa pela educação e pela engenharia inteligente.
“A gestão do trânsito exige mais que fiscalização. Exige inteligência, diálogo e soluções que respeitem o tempo e a vida do cidadão”, disse o prefeito, ao lembrar que as ações de educação viária serão intensificadas até o fim do mês.
O futuro da mobilidade em Goiânia
O prefeito também reiterou os objetivos de longo prazo do Nova Mobilidade, projeto estruturante que busca tornar Goiânia uma cidade mais conectada, sustentável e acessível, com foco no transporte público de qualidade e na mobilidade ativa.
“Estamos transformando a forma como as pessoas circulam em Goiânia. A motocicleta, o ônibus, a bicicleta e o pedestre — todos precisam conviver com segurança. Essa é a cidade que queremos: inclusiva, eficiente e respeitosa”, concluiu.
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