Já é a 14ª empresa de consórcio que foi interditada pelo Procon.
Captação dos clientes era feita por meio de anúncio de venda, em redes sociais e sites de marketplaces, de veículos e imóveis.
O Procon Goiás realizou mais uma operação de fiscalização contra uma empresa de consórcio em Goiânia. As equipes de fiscalização percorreram as ruas da cidade na quinta-feira (13), contando com o apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon).
O estabelecimento localizado no Setor Marista foi alvo da fiscalização, seguindo o mesmo padrão das empresas autuadas desde março. Já são 14 empresas interditadas somente este ano. O Procon Goiás recebeu três denúncias contra essa empresa em particular, que foi autuada e interditada por crimes contra as relações de consumo.
A empresa de consórcio captava clientes por meio de anúncios de venda em redes sociais e sites de marketplaces de veículos e imóveis. As imagens utilizadas eram meramente ilustrativas. Os consumidores eram induzidos a dar um valor de entrada para adquirir o bem, porém, descobriam posteriormente que estavam aderindo a uma cota de consórcio. Quando tentavam quebrar o contrato, não obtinham resposta e não tinham seus valores investidos devolvidos.
Durante a operação, os fiscais do Procon Goiás encontraram uma consumidora prestes a entregar quase R$ 10 mil de entrada por uma suposta casa que havia visto apenas em fotos no Facebook. Ela relatou aos agentes que acreditava que o valor seria um sinal para obter financiamento para a casa das imagens e que em nenhum momento foi informada que estava aderindo a um consórcio.
A empresa terá um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa. O Procon orienta os consumidores lesados a denunciarem por meio dos telefones 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou pelo Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br) na internet, caso se sintam prejudicados.